
Londrina tem potencial para receber investimentos significativos do Governo do Estado, mas a liberação dos recursos depende da apresentação de projetos técnicos. Há disponibilidade de caixa e o momento é considerado favorável, desde que as propostas sejam entregues de forma estruturada pela Prefeitura, entidades e empresários, enfatizou o deputado estadual Tercilio Turini hoje de manhã em reunião com lideranças locais na Associação Comercial e Industrial (Acil).
Os deputados Cobra Repórter, Cloara Pinheiro e Jairo Tamura, que representam a cidade e a região, também alertaram sobre a urgência de levar ao governo propostas já com todas as definições técnicas e de custos.
Os quatro deputados estaduais informaram aos representantes do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina, formado por várias entidades, que o Paraná vive uma boa situação de disponibilidade de caixa para investimentos. "Sempre ouvimos em Curitiba que as secretarias têm dinheiro e o repasse só pode ser feito com apresentação de projetos. Sabemos do esforço da equipe da Prefeitura, mas deputados estaduais e federais já perderam em anos passados indicações de verbas para obras porque os projetos não chegaram ao Estado e à União", disse Turini.
Ele citou ainda a importância de parcerias com a iniciativa privada. "Recentemente empresários bancaram o projeto para construção de terceiras pistas na PR 170, de Rolândia até Porecatu e divisa com o estado de São Paulo. Foi protocolado no governo como resultado de articulação que beneficia a região de Londrina" - informou Tercilio Turini, destacando a articulação conjunta com os deputados Cobra Repórter e Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa. O DER/Paraná vai analisar, apontar possíveis ajustes e na sequência o governador Ratinho Junior deve liberar os recursos.
As entidades pediram a intervenção dos deputados estaduais na liberação de R$ 29 milhões para revitalização do trecho do Calçadão com aterramento da fiação entre as ruas Rio de Janeiro e Minas Gerais, abrangendo toda a área em frente ao Cine Teatro Ouro Verde. "Precisamos dos projetos para levar ao governo. Os quatro deputados ressaltaram essa condição para pedir os recursos. Temos também a possibilidade de buscar parceiros como Copel, Sanepar e operadoras de telecomunicações, além da participação da Londrina Iluminação. Mas não podemos demorar" - salientou Tercilio Turini.
Outra ideia das entidades é a construção de duas pontes sobre o Rio Tibagi, fazendo a interligação com o Norte Pioneiro. Uma projeção é sair com estrada de Apucarana, passar pela área rural de Londrina e chegar nas proximidades de São Jerônimo da Serra. "Em outubro de 2013 debatemos essa proposta, como Rodovia do Desenvolvimento. Não foi adiante por falta de projeto. É interessante retomar desde que com a estadualização das estradas, que hoje são municipais, para conseguir uma rodovia com estrutura nos padrões do DER e capacidade de receber caminhões, carretas e bitrens. Como caminho rural não vai suportar a demanda" - opinou Tercilio Turini.
No outro trajeto, de Arapongas até Assaí com ponte sobre o Tibagi, o deputado Tercilio Turini declarou que tem muitas dúvidas sobre a viabilidade por entender que pode gerar tráfego pesado de caminhões e outros grandes veículos na Estrada do Limoeiro, prejudicando o potencial de turismo e lazer bem como o ambiente de loteamentos e propriedades familiares, além de trazer o fluxo rodoviário para o perímetro urbano de Londrina.


