sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Agropecuária, Eventos
Mercado sementeiro: posicionamento da marca exige quebras de vaidades e egos
14/09/2024
Afirmação é do gestor de marcas no setor sementeiro, Victor Zinn, em palestra no XXII Congresso Brasileiro de Sementes
Por: Redação
XXII CBSementes - palestra Victor Zinn - Conexão Agro
"Um pensamento moderno, que valorize diversidade e inclusão, é fundamental para o sucesso da marca", observou Zinn
Foto: Valdecir Gomes da Silva
Tags: Abrates, cbsementes, mercado sementeiro

O consultor em gestão de marcas, Victor Zinn, da Victor Zinn Gestão Corporativa, ministrou uma palestra na quinta-feira (12) no XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que terminou ontem em Foz do Iguaçu (PR). Ele destacou a importância de um bom posicionamento de marca no setor sementeiro, apontando que muitas empresas ainda estão fora de evidência e poderiam se posicionar melhor no mercado

Zinn explicou que o processo de posicionamento de marca é complexo e demorado, exigindo quebras de vaidades e egos. "É impossível ajudar uma empresa se não houver abertura para entender sua realidade", afirmou. Ele também discutiu as dificuldades de nichar mercados, citando empresas de sucesso no setor de hortaliças, como Sakata, Limagrain, Vilmorin do Brasil e Feltrin Sementes.

Para empresas em fase inicial, Zinn destacou a importância de focar no fator humano. "Às vezes, o CEO deseja implementar uma gestão, mas há diretores que bloqueiam o processo. Além disso, um pensamento moderno, que valorize diversidade e inclusão, é fundamental para o sucesso da marca", observou.

Ele também abordou o conservadorismo e o machismo ainda presentes nas empresas do agronegócio, majoritariamente lideradas por homens. "O conservadorismo, para mim, é o medo daqueles que construíram a estrutura atual de que novos executivos, ainda imaturos no negócio, possam desestruturar tudo", comentou. Quanto à presença feminina no agronegócio, Zinn ressaltou que, embora o setor seja predominantemente masculino, a participação das mulheres está crescendo, como observado na própria organização do congresso.

Com foco em soluções práticas e realistas para o setor sementeiro, Zinn destacou a importância de entender as necessidades específicas de cada segmento, desde produtores de sementes e grãos até entidades que integram suas ramificações, para desenvolver estratégias de gestão de marca alinhadas aos objetivos do setor.

Silmar Teichert Peske, da Seed News, atuou como moderador da palestra. Ele enfatizou que o setor de sementes é altamente competitivo e dominado pela iniciativa privada. "Cada player—produtores, semeadores e compradores—luta para aumentar sua participação no mercado. Essa dinâmica é comparada a uma batalha constante, uma luta entre luz e escuridão, com cada agente buscando expandir seu espaço", destacou Peske.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast Conexão Agro Plantas Ornamentais Conexão Agro
Podcast 214 - Brasil é grande produtor de plantas ornamentais, mas é carente em pesquisa e melhoramento genético 13/11/2024
16/11/2024

Embora seja um grande produtor de plantas ornamentais, o Brasil tem carência em pesquisa e melhoramento genético. Todas sementes de plantas ornamentais são importandas. Reportagem especial você acompanha no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário