segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Sustentabilidade
Nanotecnologia para a agricultura será destaque no Congresso Andav 2024
05/08/2024
Agroquímicos em nanoescala para tecnologias agrícolas sustentáveis e de precisão representam uma nova tendência.
Por: Redação
nanotecnologia fertilizantes pesticidas conexão agro
Nanoprodutos visam aumentar resultados das moléculas convencionais do campo e reduzir o uso indiscriminado de pesticidas e fertilizantes
Divulgação
Tags: bioativos e nutrientes, nanotecnologia para agricultura

Sustentabilidade, eficiência e produtividade. Essas características têm sido a base da busca de boa parte das empresas do agronegócio para oferecer ao campo inovação em produtos e serviços. Quem visitar o 13º Congresso Andav em São Paulo, de 6 a 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, poderá conferir novidades em tecnologias que apresentam potencial significativo de transformar a agricultura e o meio ambiente.

Pela primeira vez no evento, considerado o maior no setor de distribuição de insumos agropecuários, a startup brasileira Revella Tech, especializada em desenvolver nano, micro e bio soluções para o agro, irá apresentar ao público algumas de suas inovações. São produtos à base de bioativos e nutrientes estruturados em tamanho nano, que foram desenvolvidos para serem incorporados principalmente em fertilizantes, adjuvantes e tratamento de sementes para as mais diversas culturas agrícolas.

Gabriel Nunes de Freitas, engenheiro de materiais, co-fundador e diretor geral da Revella, detalha que essa incorporação de ingredientes ativos na escala nano oferece uma oportunidade única para o setor agrícola. Os nanoprodutos visam aumentar resultados das moléculas convencionais do campo, reduzir o uso indiscriminado de pesticidas e fertilizantes, alinhado com melhores práticas de manejo nas lavouras.

Lançamentos

A nova linha Sylos é um dos destaques da startup durante o evento e traz produtos com ativos à base de nanopartículas de cobre e nanopartículas de cobre e zinco. O uso de nanocobre e nanozinco possibilita uma liberação controlada dos ingredientes, aumentando permeabilidade, estabilidade e solubilidade. A principal vantagem está na redução de 66% da dose em comparação ao cobre orgânico complexado, em aplicação associada a fungicidas multissítio.

“Estes são ingredientes que corroboram com a nova tendência global de construir resultados no campo com menos impacto ambiental. Na cultura da soja, temos dezenas de protocolos e na safra 2023/24 conduzimos experimentos com aumento de até 8 sacas por hectare a partir da aplicação de 2 a 5% de nossas tecnologias aliadas a formulações de nossos clientes. Isso corresponde a dosagens de cerca de 15ml/ha”, completa o diretor da startup.

Outro ponto técnico importante na tecnologia de nanorevestimento das moléculas da linha Sylos é que esta aprimora a eficiência dos fertilizantes e evita a degradação prematura dos ingredientes ativos em condições adversas. “Isso garante uma liberação regulada com alta eficiência de absorção para o crescimento das culturas, seja através do solo, raiz ou folha”, ressalta Nunes.

Outra novidade da Revella para o Congresso Andav é a sua mais nova molécula de nanoselênio, um ingrediente aditivo inovador que tem a premissa de transformar a nutrição e a proteção das plantas. De acordo com Gabriel, o nanoselênio na agricultura traz benefícios como o aumento de resistência a doenças, tamanho e estrutura de raízes, ganho acentuado na produção de nodulações, melhoria da qualidade da produção vegetal, além de contribuir diretamente no combate ao stress hídrico.

O especialista explica ainda que o selênio é um micronutriente essencial, pois desempenha um papel muito importante na saúde de humanos, animais e microrganismos. Embora vital em pequenas quantidades, possui uma faixa ótima de aplicação. “Portanto, o uso de nanopartículas de selênio (SeNp) apresenta um grande potencial e uma alternativa eficiente para o agronegócio”, define.

“Essa é a nossa primeira participação como exposidtores no Congresso Andav e estamos animados para compartilhar os nossos recentes avanços em nanotecnologia que possibilitam novas ferramentas para a agricultura. Será uma excelente oportunidade de mostrar nossos resultados e apoio à produção rentável e sustentável. Acreditamos que o agro necessita de soluções cada vez mais eficazes do que os agroquímicos convencionais vêm mostrando”, destaca o diretor da Revella.

O evento

A 13ª edição do Congresso Andav tem como tema central a Agroeconomia Brasileira em Primeiro Lugar: Como assegurar o nosso propósito de alimentar o mundo. O objetivo dos organizadores é colocar em foco o papel fundamental do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo e os desafios de garantir a sustentabilidade e a eficiência desse setor.

Com quatro pavilhões e mais de 24 mil metros quadrados de exposição, a edição de 2024 traz ainda mais espaço para novas tendências, tecnologias e conexões, com a participação de 250 marcas expositoras e expectativa recorde de 13,5 mil participantes. O Congresso Andav faz parte do calendário oficial de eventos do agronegócio e é uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos.

Serviço:

13º Congresso Andav - 6 a 8 de agosto de 2024

Local: Transamérica Expo Center – São Paulo/SP

Estande Revella Tech: l82

Sobre - A Revella se lançou no mercado em 2011 como uma spin-off da TNS Nano. Nos últimos três anos a empresa já conquistou mais de 32 clientes, realizou mais de 80 protocolos em 10 estados do Brasil, Argentina e Paraguai. Com um corpo técnico especializado, conta com mestres e doutores em engenharia química, agronomia e farmácia, e assim vem revolucionando a forma de inovar no agronegócio. Para mais informações, visite www.revellatech.com.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário