
A 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, realizada pela Sociedade Rural do Paraná entre os dias 4 e 13 abril, trará uma revolução na segurança do evento implementando três novos sistemas tecnologicamente avançados para garantir maior tranquilidade aos visitantes e organização das forças de segurança. Em parceria com a Protec e as forças de segurança locais, o evento contará com reconhecimento facial, busca por objetos e pessoas, e leitura de placas veiculares.
De acordo com José Aldizio, diretor técnico da Protec, o novo sistema de busca por objetos e pessoas permite a localização em tempo real de indivíduos e pertences com base em características cadastradas. "O sistema cria índices de busca, por exemplo, conseguimos identificar uma pessoa segurando um celular ou utilizando uma camisa azul e mochila nas costas. A busca é instantânea e filtra as informações de todas as câmeras do parque", explica Aldizio.
Já o reconhecimento facial será implementado nas portarias e vinculado às bases de dados da Polícia Civil e da Guarda Municipal, alertando as autoridades em caso de identificação de indivíduos procurados ou desaparecidos. "Se uma pessoa procurada passar pelas câmeras, o sistema gera um alerta imediato no celular das autoridades competentes", acrescenta Aldizio.
Além disso, a Polícia Civil contará com um estande e uma delegacia móvel para atendimento ao público, garantindo que qualquer demanda seja prontamente registrada e encaminhada. “Estamos preparados para atuar de forma integrada com as demais forças, sempre com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para todos os visitantes", reforça o delegado Mozart Gonçalves
O sistema de leitura de placas de veículos também é uma novidade e estará interligado à Polícia Rodoviária. Caso um veículo com registro de furto ou busca e apreensão passe pela BR-445 ou pelo estacionamento do evento, um alerta será disparado.
Para o segundo sargento Gazolla da Polícia Militar, a interligação do sistema de reconhecimento facial com a plataforma de mandados do Ministério Público do Paraná possibilita uma atuação rápida e eficiente. "Teremos um caminhão com câmeras integradas ao sistema e posicionado na entrada do Parque. Caso uma pessoa procurada seja identificada, nossas equipes serão acionadas imediatamente", afirmou.
Uma das principais ações da Polícia Militar será a distribuição de pulseiras de identificação para crianças. Os pais ou responsáveis poderão procurar um policial para colocar a pulseira nos pequenos, contendo informações como nome e telefone de contato. Em um evento com grande circulação de pessoas, sabemos que as crianças podem facilmente se afastar dos responsáveis, e essa simples medida ajuda a localizá-las com rapidez e segurança.
Essas inovações representam um salto em relação aos sistemas utilizados em edições anteriores, que não contavam com reconhecimento facial vinculado às forças de segurança e nem com a busca avançada por objetos. "Agora, conseguimos integrar todas essas ferramentas em um único sistema, tornando a ExpoLondrina um evento mais seguro e moderno", conclui Aldizio.