sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Equinos

Paixão, dedicação e manejo consolidam haras paranaense no turfe

14/01/2026
Vitória de Obataye no Grande Prêmio Carlos Pellegrini reforça o desempenho do Haras Rio Iguassu
Por: Redação
competição equinos Obataye no Grande Prêmio Carlos Pellegrini conexao agro
A vitória do cavalo Obataye no Grande Prêmio Carlos Pellegrini
Divulgação
Tags: Vitória de Obataye Grande Prêmio

A vitória do cavalo Obataye no Grande Prêmio Carlos Pellegrini, no final do ano passado, destacou o desempenho da criação brasileira de puro-sangue inglês e reforçou o protagonismo do Haras Rio Iguassu, do Paraná. O animal venceu a principal prova do turfe argentino ao completar os 2.400 metros em 2:24,14, a quinta melhor marca da história da competição.

O resultado coroou uma sequência de conquistas relevantes, como o Grande Prêmio Brasil (2024) e, em 2025, o Grande Prêmio Latino-Americano e o Grande Prêmio Matias Machline – ABCPCC Clássica (G1). Na última temporada, o Haras Rio Iguassu venceu seis das 21 provas de Grupo 1 disputadas no Brasil, além de títulos com a potranca Special e o cavalo Star Iguassu.

Fundado em 1963, o haras mantém uma trajetória familiar ligada à criação de equinos de corrida. Desde 2015, a estrutura está concentrada em Tijucas do Sul (PR), com foco em puro-sangue inglês e, mais recentemente, na raça quarto de milha. O plantel reúne cerca de 200 animais, com aproximadamente 70 em treinamento entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Jockey Club do Paraná.

Especializado em provas de média e longa distância, Obataye foi adquirido após as primeiras corridas e venceu seu primeiro grande prêmio em 2023, no Grande Prêmio Paraná. A vitória na Argentina amplia as perspectivas internacionais do animal, com possibilidade de novas participações fora do País.

Segundo o proprietário Luís Felipe Pelanda, no haras, são utilizados produtos que contém aditivos com propriedades funcionais para minimizar problemas na criação dos cavalos e éguas. Já os animais treinados no Jockey Club recebem as rações para equinos de alta performance. Nos dois locais, também são fornecidas  suplementações minerais aos animais, com 100% de fontes orgânicas de selênio, zinco, manganês, cobre e cromo para maior biodisponibilidade e aproveitamento dos cavalos. “O treinador ajusta a quantidade de ração diariamente com base no consumo e nas necessidades individuais de cada cavalo, garantindo a nutrição ideal para atletas de alto rendimento”, explica Lejambre.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Exportações Portos Paraná - Conexão Agro
Podcast 240 - Paraná lidera ranking de exportações em quatro segmentos do agronegócio
05/12/2025

Estado lidera nos segmentos de fertilizantes, seda, carnes e produtos da indústria de moagem. Confira as principais notícias do campo no podcast “Conexão Agro”. 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário