sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Oportunidades
Paloma Venturelli é eleita para presidir Sinditrigo Paraná
30/10/2025
Presidente do Moinho Globo é a primeira mulher a assumir o comando da entidade que representa o maior parque moageiro do Brasil
Por: Redação
Paloma Venturelli Moinho GloboSinditrigo Conexão Agro
Paloma Venturelli: "O Paraná  responde por 30% da produção nacional de farinha de trigo"
Foto: Wesley Manini /Divulgação

A empresária Paloma Venturelli, presidente do Moinho Globo, de Sertanópolis, foi eleita presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná – Sinditrigo-PR. A eleição foi realizada  em outubro, com chapa única,  e a posse acontece dia 23 de novembro, marcando um momento histórico para a entidade fundada em 1952: pela primeira vez, uma mulher estará à frente da diretoria.

Paloma acumula pioneirismos no setor, já que em 2021 também se tornou a primeira mulher a presidir um moinho de trigo no Brasil. Vice-presidente do Sinditrigo-PR por 12 anos, ela assumiu interinamente a direção da entidade em abril - quando Daniel Kümmel renunciou para integrar o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo.

O sobrenome Venturelli tem histórico de peso junto ao Sinditrigo. Mário Venturelli, pai de Paloma, falecido em 2023, teve papel fundamental na consolidação do sindicato, especialmente no final dos anos 1960, durante a intervenção federal no setor, quando compra e venda passaram a ser controladas exclusivamente pelo governo. Foi a partir desse período e da atuação articulada de Mário Venturelli e membros como Roland Guth e Romeu Massignan que o Sinditrigo ganhou força, tornando-se a entidade respeitada que é hoje.

Planos para a gestão

Paloma reforça a relevância do Sinditrigo-PR, que tem atualmente 35 associados entre  moinhos e empresas colaboradoras. A entidade representa o  maior parque moageiro do Brasil. “O Paraná  responde por 30% da produção nacional de farinha de trigo. São quatro milhões de toneladas por ano passando pelos mais de 50  moinhos do estado”, revela.

Em sua gestão, a presidente afirma que dará continuidade ao legado deixado por Daniel Kümmel, mantendo a cadeia do trigo reunida, buscando o desenvolvimento e fortalecendo os elos desde os produtores até os consumidores, gerando valor para todos os associados.

Entre os desafios prioritários, Paloma destaca a reforma tributária como tema importante. "Queremos trazer conteúdo e orientação para que as empresas passem por esse processo de transição de uma maneira mais saudável possível", explicou.

O foco será levar conhecimento aos associados e auxiliá-los para que mantenham "empresas saudáveis, rentáveis, modernas e continuem sendo protagonistas da moagem de trigo no país".

Participação na Embrapa Trigo

Além de estar à frente do Moinho Globo e do Sinditrigo, Paloma Venturelli também  aceitou o convite para integrar o Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Trigo, que está em formação e tem caráter consultivo. O comitê reúne membros com vínculo ao setor produtivo agropecuário.

"Tivemos a primeira reunião e foi uma oportunidade valiosa para trocar ideias e colaborar com uma instituição de referência no Brasil", comentou a empresária sobre sua participação no comitê.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast biomassa bioenergia soja canola macauba conexão agro
Podcast 237 - Brasil pode liderar a nova revolução da Bioeconomia
17/10/2025

A transição energética, um dos grandes desafios do século 21, está no centro das discussões sobre sustentabilidade e o futuro da economia. Confira as principais notícias do campo no podcast Conexão Agro

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário