Maior produtor e exportador de carne de frango do País, o Paraná declara estado de emergência zoossanitária. A medida foi tomada por causa dos casos de influenza aviária de alta patogenicidade confirmados em aves silvestres. A decisão vale por 180 dias e vai ser publicada em decreto no Diário Oficial do Estado amanhã. A informação é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.
Paraná teve o registro de sete casos em aves silvestres migratórias, mas todos os focos já foram declarados encerrados pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento (Mapa).
O decreto deve prever que os secretários de Agricultura e Abastecimento, da Saúde e da Defesa Civil e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) estarão autorizados a expedir atos complementares à medida, que é considerada de prevenção.
A medida atende orientação do Mapa, que recomenda que estados declarem emergência zoossanitária par poderem acessar recursos da União para conter o avanço da gripe aviária.
O governo federal está liberando r$ 200 milhões para ações de controle e combate à influenza.
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Embora seja um grande produtor de plantas ornamentais, o Brasil tem carência em pesquisa e melhoramento genético. Todas sementes de plantas ornamentais são importandas. Reportagem especial você acompanha no podcast “Conexão Agro”.