terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Eventos, Soja
Prazo para inscrição na Reunião de Pesquisa de Soja termina dia 16
10/08/2023
A 38ª edição da RPS, principal fórum da sojicultura nacional deve reunir cerca de 800 profissionais do setor nos dias 23 e 24 de agosto em Londrina (PR)
Por: Redação
Plantação de soja da Embrapa - Conexão Agro
Programação técnica do evento contará com as principais linhas de pesquisa para a cultura a soja
Foto: Vladimir Moreira/Embrapa Soja
Tags: Embrapa Soja, Reunião de Pesquisa de Soja, Soja grãos

O prazo para inscrição antecipada na 38ª edição Reunião de Pesquisa de Soja (RPS) , a ser promovida pela Embrapa Soja, nos dias 23 e 24 de agosto de 2023, no Buffet Planalto, em Londrina (PR), termina no dia 16 de agosto . A RPS pretende reunir aproximadamente 800 profissionais envolvidos com a cadeia produtiva neste que é o principal fórum da sojicultora nacional.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Fernando Henning, presidente da RPS, o evento irá apresentar os principais avanços da pesquisa, debater as dificuldades ocorridas na safra de soja e promover o intercâmbio de experiências e informações entre os envolvidos com a cadeia produtiva da produção soja. O objetivo é fomentar discussões, envolvendo aspectos desde a até as interfaces de logística e de mercado. “Nossa programação conta com palestrantes executivos para apresentar e conduzidos cursos, promovendo debates em temas estratégicos para os desafios atuais e futuros da sojicultora”, defende Henning.

A programação técnica contará com as principais linhas de pesquisa para a cultura a soja: Genética e Melhoramento, Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais Nutrição Vegetal, Fertilidade e Biologia dos Solos, Entomologia, Plantas Daninhas, Fitopatologia, Tecnologia de Sementes, Pós-Colheita e Segurança Alimentar. Além disso, haverá debates a respeito de temas transversais à atividade agrícola e de pesquisa, como Soja Baixo Carbono, Agricultura Digital, Genética e novas ferramentas da Biotecnologia e Bioinsumos.

Programação técnica

Com o tema "Cenário atual e futuro da cadeia de produção de soja", o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, ministrará uma palestra de abertura da RPS. O painel sobre genética avançada trará informações específicas sobre as aplicações da edição gênica no melhoramento genético da cultura da soja, tema a ser exatamente pelo chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.

A seleção genômica aplicada ao melhoramento da soja será abordada pelo pesquisador da Corteva, Willian Giordani. Para abordar as atualizações na legislação no Brasil e no mundo, a comissão organizada contou com a presença de Paulo Barroso, presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Está previsto ainda um painel dedicado à discussão sobre os níveis de manejo para fins de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc NM). O pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja, irá apresentar os fundamentos, os indicadores e os critérios para definição de níveis de manejo.

Para debater os efeitos da aplicação dos níveis de manejo no Zarc Soja para o Paraná, a comissão organizada contou com o pesquisador José Renato Bouças Farias, da Embrapa Soja. Também serão aceitas as oportunidades e os desafios para a implementação do Zarc NM em lavouras de soja no Paraná. O tema será apresentado pelo palestrante Marcelo Sumyia, gerente técnico da Coamo.

No painel intitulado cenário atual da tolerância e resistência de plantas daninhas a herbicidas no Brasil e no futuro do manejo, estão previstas duas palestras sobre como está o problema nas regiões Sul e Sudeste e no Cerrado. A situação das regiões Sul e Sudeste ficará sob responsabilidade de Eliana Fernandes Borsato, pesquisadora da Fundação ABC. Por outro lado, a situação da região do Cerrado será apresentada pelo palestrante Lucas Barcellos, pesquisador da Fundação Mato Grosso.

Para debater as oportunidades da agricultura de baixo carbono no contexto da cadeia da soja, a RPS contou com a palestrante Fabiana Villa Alves, do Ministério da Agricultura e Pecuária. Henning explica que a programação contará ainda com uma palestra sobre as perspectivas e os desafios para a produção de soja convencional. O tema será tratado pelo consultor Fernando Nauffal Filho, da Factum Consultoria.

Para o segundo dia do evento, foram programados painéis sobre o mercado de cultivares, bioinsumos, resultados dos ensaios cooperativos de controle de doenças da soja, potencial produtivo e eficiência de uso da água na soja irrigada, como perspectivas de mecanização, melhorias na secagem de sementes e grãos, fertilidade do solo e uso de drones agrícolas de pulverização. Para encerrar a programação está prevista a palestra sobre o "Estado da Arte da Produção Sustentável de Soja", a ser ministrada pelo produtor Ricardo Arioli e consultor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO).

Exposição de soluções de mercado

Uma das novidades da RPS será o espaço dedicado a expositores que poderão contribuir com o aprimoramento das reflexões e inovações que estão surgindo no campo e no mercado. A expectativa com a exposição é promover uma vitrine tecnológica de produtos, tecnologias e soluções relacionadas aos sistemas de produção de soja

SERVIÇO
Evento: Reunião de Pesquisa de Soja
Data: 23 e 24 de agosto
Local: Buffet Planalto - Av. Tiradentes, 6429, Londrina (PR).
Inscrições aqui: https://reuniaodesoja.com.br/

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

belagrícola tecnologias solo - Conexão Agro
Coluna 182 - Dia Mundial do Solo
29/11/2023

Solo: recurso fundamental para o futuro do planeta. Na coluna “Conexão Agro”, ouça reportagem completa sobre a integração de conhecimentos e a regionalização da pesquisa do solo no Paraná

Botão Player

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário