sábado, 07 de setembro de 2024

Sustentabilidade
Programa Kuré foca captura de biogás em plantas de produção de suínos
27/09/2023
Uma das primeiras atividades a serem desenvolvidas dentro deste programa está em instalação na cidade de Toledo, no Paraná.
Por: Redação
Usina de Toledo gera créditos de carbono - Conexão Agro
Usina do Rocio, em Toledo, deve tratar 345 mil metros cúbicos de dejetos agropecuários e gerar cerca de 50 mil créditos de carbono por ano
Foto: Divulgação
Tags: crédito de carbono, programa kuré

A ecosecurities, pioneira mundial em projetos de crédito de carbono e ações climáticas, lança o Programa Kuré, que será responsável pela geração de créditos de carbono pela captura e aproveitamento energético do biogás gerado por resíduos orgânicos da agropecuária. O programa será realizado inicialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, especialmente em fazendas de produção de suínos confinados, e visa reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A proposta do programa Kuré é credenciar atividades futuras de tratamento dos resíduos agropecuários para geração de créditos de carbono. O tratamento destes resíduos é feito por meio de biodigestores, com captura e aproveitamento do biogás gerado no processo. As usinas de tratamento instaladas nas próprias fazendas ou em unidades centrais, receberão os resíduos por tubulação ou transporte rodoviário para tratamento e transformação.

"O Kuré visa fomentar a economia circular ao permitir um destino mais nobre para resíduos antes desvalorizados, estando de acordo com a legislação ambiental. Os créditos de carbono visam fornecer uma fonte de receita futura adicional, viabilizando a instalação de novos biodigestores onde tradicionalmente são utilizadas esterqueiras para gestão dos resíduos agropecuários. Estes novos biodigestores contribuem para o aumento do caráter sustentável da atividade e favorecem todo o entorno, que estará livre de contaminações, odores e patógenos", explica Thiago Viana, Gerente da ecosecurities e responsável pelo programa.

Por meio do Kuré, a ecosecurities se responsabiliza por todas as etapas do projeto de carbono, desde a concepção à coordenação e gestão das atividades. Aos produtores rurais caberá a instalação, construção e operação dos biodigestores (ou usinas de biodigestão), com o benefício de iniciar uma solução duradoura e ambientalmente correta para tratamento de resíduos que, anteriormente, liberariam metano para a atmosfera. Como benefícios adicionais, destaca-se o potencial aproveitamento dos resíduos do biodigestor: o biogás pode ser aproveitado energeticamente e o digestato pode ser transformado em fertilizante.

Para certificação dos biodigestores no mercado de carbono, a ecosecurities contará com um dos principais padrões de certificação do mercado. A certificação dos projetos neste programa possibilita a emissão de créditos de carbono de alta qualidade e integridade por até 15 anos. "Créditos de carbono provenientes de projetos de gestão de resíduos, como o programa Kuré, com forte engajamento comunitário, possuem benefícios socioambientais extraordinários. Este perfil de projeto, como esperado, é bastante visado por compradores no mercado de carbono", afirma Thiago Viana.

Usina de crédito de carbono em Toledo - Conexão Agro
Usina de crédito de carbono em Toledo - Foto: Divulgação

Uma das primeiras atividades a serem desenvolvidas dentro deste programa está em instalação na cidade de Toledo, no Paraná. A Usina do Rocio está sendo conduzida em parceria com a Ambicoop, cooperativa de produtores agropecuários que será responsável pela operação e, assim, detentora da maior parte dos créditos de carbono a serem requeridos. A usina será instalada pela Mele Biogas GmbH, organização alemã especialista em usinas de biodigestão.

Nesta instalação centralizada de biodigestão, o gás gerado no tratamento dos resíduos de diversas unidades produtoras será aproveitado para geração de energia, com operação plena prevista para o segundo trimestre do próximo ano.

A expectativa da ecosecurities é que anualmente, apenas nesta unidade, sejam tratados mais de 345 mil metros cúbicos de dejetos agropecuários, sendo evitada a liberação de mais de 7,5 milhões de metros cúbicos de metano para o ambiente. Com isso, a estimativa é gerar aproximadamente 50 mil créditos de carbono por ano.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro
Coluna 204 - Congresso Brasileiro de Sementes: inovação, pesquisa e sustentabilidade
06/09/2024

A Coluna Conexão Agro traz entrevista com Fernando Henning, presidente do XXII Congresso Brasileiro de Sementes, um dos maiores e mais importantes eventos tecnico-científicos do setor de sementes. Evento vai acontecer de 10 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário