terça-feira, 22 de abril de 2025

Aquicultura
Rações extrusadas para nutrição de camarão otimizam desempenho e saúde
25/11/2024
Pesquisas científicas apontam benefícios da extrusão, entre eles a melhor digestibilidade
Por: Redação
Nutrição camarão conexão agro
O tipo de nutrição escolhida pelos criadores faz diferença nos resultados
Divulgação
Tags: nutrição de camarão, ração extrusada

Com o mercado do camarão aquecido, os criadores buscam cada vez mais soluções nutricionais eficientes para melhorar a produtividade e a rentabilidade de forma sustentável. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), a produção deve totalizar 200 mil a 210 mil toneladas em 2024 - alta de 10 a 16% contra as 180 mil toneladas em 2023. “Os preços pagos na fazenda estão em alta, a atividade vem recebendo investimentos, principalmente de novos criadores pequenos no interior do Ceará, líder do ranking nacional. Com o aumento do consumo de camarão no verão, a tendência é continuar esse cenário favorável”, avalia o zootecnista Gustavo Pizzato, gerente de produtos Aqua da Guabi Nutrição e Saúde Animal.

O tipo de nutrição escolhida pelos criadores faz diferença nos resultados. “Pesquisas científicas demonstram que as tecnologias inovadoras incorporadas às rações extrusadas melhoram o desempenho e a saúde dos crustáceos”, destaca. No processo de extrusão, os ingredientes da ração são cozidos a temperaturas de 120 a 180 ºC, com pressão atmosférica de 3 a 4 atm, o que deixa os nutrientes mais disponíveis e digestíveis em relação à peletização (cozimento entre 80 e 110 ºC). Pesquisa conduzida por César Molina e Manuel Espinoza em 2020 confirmou que as rações extrusadas aumentam a digestibilidade aparente de proteína e amido na comparação com as rações peletizadas.

“A extrusão permite cortes menores e mais uniformes da ração, o que diminui a competição entre os camarões para acesso ao alimento”, ressalta o mestre em Engenharia de Pesca Diego Viana, supervisor comercial e técnico de Aquacultura da Guabi. Como principais vantagens das rações extrusadas, o especialista aponta: menor taxa de conversão alimentar, melhor estabilidade do pellet, menor lixiviação (perda de nutrientes em contato com a água), diminuição da excreção, melhor qualidade de água, uniformidade na despesca e maior sobrevivência.

Comprometida com a inovação, a Guabi foi a primeira empresa do País a produzir alimentos extrusados para camarões, atualmente presentes em 100% da linha de produtos. Além disso, é a única a oferecer rações extrusadas para a fase de engorda dos camarões. A linha GuabiTech é indicada para melhor desenvolvimento em sistemas superintensivos, enquanto a Poti contém nutrientes adequados para sistemas semi-intensivos e intensivos. Para conhecer a linha completa de produtos Aqua da Guabi, acesse guabiaqua.com.br

Segundo o gerente da linha Aqua, outros diferenciais das linhas de alimentos para camarões da Guabi são a Tecnologia de Reposição Total (TRT) e os produtos desenvolvidos através de estudos em Nutrigenômica Animal, identificados pelo Selo Gen (Genômica Nutricional). “O TRT significa que todos os produtos contêm 100% de microminerais orgânicos, o que garante aproveitamento máximo dos nutrientes, saúde, bem-estar e desempenho com o menor impacto ambiental. Por sua vez, o Selo Gen identifica produtos formulados a partir de avançados estudos da nutrigenômica animal, como soluções com prebióticos, probióticos, complexo enzimático, DHA, ácidos orgânicos, adsorvente de micotoxinas e antioxidantes”, detalha Pizzato.

Fenacam

Produtores aquícolas interessados nas soluções nutricionais da Guabi podem visitar o estande da empresa na 20ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que acontece de 19 a 22 de novembro no Centro de Convenções de Natal (RN). Seguindo o compromisso da Guabi de contribuir com a educação continuada das diferentes cadeias produtivas, nesta quinta-feira (21), às 9h, o supervisor comercial e técnico, Diego Viana, apresentará a palestra “Rações extrusadas para nutrição de camarão” como parte do XX Simpósio Internacional de Carcinicultura, evento que integra a programação da Fenacam.

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

podcast conexao agro certificação animal sanidade conexão agro
Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário