Três equipes foram premiadas e uma recebeu menção honrosa pela participação na 2º edição do Startup Weekend Toledo, que ocorreu durante o INOVAMEAT Toledo. O primeiro lugar ficou com a equipe Alerta Seguro; em segundo, a MultiEsporte e, em terceiro, a EasyVet. A equipe Nettos recebeu a menção honrosa. Os três primeiros lugares vão receber como premiação e mentorias para prosseguirem com o negócio.
O Startup Weekend é um evento global da Techstars, com apoio do ecossistema de inovação local Iguassu Valley e demais instituições locais, que tem o objetivo de montar uma startup em 54 horas, ou seja, praticamente em três dias para validar uma ideia de negócio. As atividades começaram no dia 1 de abril e prosseguiram até quarta-feira (03/04) no Centro de Eventos de Toledo, onde ocorreu o INOVAMEAT.
De acordo com Roger Medina, coordenador do ecossistema de inovação local Iguassu Valley, o evento foi marcado por uma presença expressiva de jovens talentosos, vindos de diversas faixas etárias, todos compartilhando o objetivo comum de impulsionar a inovação e transformar ideias em negócios viáveis.
Ele destacou o papel fundamental do ecossistema na promoção do evento, ressaltando sua natureza sem fins lucrativos e seu compromisso em apoiar iniciativas inovadoras na região. “A realização do Startup Weekend, contou com a participação de diversos membros da comunidade empreendedora, evidenciando o engajamento e a colaboração dentro do ecossistema, além de proporcionar um ambiente de criatividade, colaboração e aprendizado”, explica Medina.
O apoio oferecido pelas entidades organizadoras visa garantir que os projetos premiados tenham as mentorias necessárias para se tornarem empresas bem-sucedidas, contribuindo assim para o crescimento econômico e a criação de empregos na região.
Para o diretor-executivo da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico de Toledo (Funtec), Renato Tratch, a inovação é, sem dúvida, um motor essencial para o avanço das cadeias de proteína no setor do agronegócio. A constante busca por novas ideias e aprimoramento dos processos de aprendizagem são fundamentais para manter a competitividade e sustentabilidade da agroindústria.
“Eventos como o Startup Weekend, que ocorre no contexto do Inovameat, são exemplos práticos dessa dinâmica, onde a interação entre diferentes áreas de conhecimento pode gerar soluções inovadoras. Essas soluções não apenas aumentam a produtividade, mas também fortalecem os segmentos de formação e ensino, criando um ciclo virtuoso de inovação que beneficia toda a cadeia produtiva do agronegócio”.
A comissão avaliadora das equipes foi composta por diversos jurados, incluindo o prefeito Beto Lunitti, Anaide Holzbach de Araújo (Iguassu IT), Djeime Angela Neske (FAG), Alan Alex Debus (Sebrae), Evandro Redivo Nava (Hot Milk / PUCPR), Alecxandro Pellin (Sprint/UTFPR) e Douglas Maiko de Barros (Sicredi)
O prefeito Beto Lunitti destacou a importância da participação de adolescentes, que demonstraram seu potencial empreendedor e foram incentivados a explorar suas ideias e projetos. “O evento como um todo refletiu o compromisso em promover o empreendedorismo em todas as idades”, afirmou Lunitti.
O INOVAMEAT Toledo foi realizado de 1 a 3 de abril pelo Sindicato Rural de Toledo, Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com o apoio da Prefeitura Municipal, Embrapa, entre outras instituições de pesquisa.
Primeiro Lugar - Alerta Seguro
Gustavo Correia
Kainã Klein
João Vitor Miranda
Pedro Boller
Adrielly Nobre
Fabio Souza
Segundo Lugar - MultiEsportes
Rodrigo Marcheti
Brenno Rothe
Diego Souza
Adriel Biasus
Rafael Oki
Ronielton Cinti
Terceiro Lugar – EasyVet
Nayara Souza
Jhonatan Margraf
Carmen Bariviera
Mariane Romualdo
Equipe Nettos (Menção Honrosa)
Ricardo Heinemann
João Toledo
Henrique Debiazi
Luiz Feltrin
Sabrina Dos Santos
Vitória Rambo
Wesley Henz
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Embora seja um grande produtor de plantas ornamentais, o Brasil tem carência em pesquisa e melhoramento genético. Todas sementes de plantas ornamentais são importandas. Reportagem especial você acompanha no podcast “Conexão Agro”.