Alimentar vacas leiteiras estritamente com microminerais orgânicos resulta em uma série de benefícios. “O respaldo científico dos minerais orgânicos em forma de proteinatos da Alltech nos permite afirmar que o uso de doses reduzidas de cobre, zinco, manganês e cobalto assegura os benefícios relacionados à imunidade, produção e reprodução dos animais, mas com menor excreção ao ambiente, já que a absorção dessas formas minerais é superior à dos minerais inorgânicos”, destaca o médico veterinário PhD em Ciência Animal Thomer Durman, gerente de vendas da Alltech. A eficácia da utilização dos microminerais orgânicos na nutrição de gado de leite foi confirmada nos resultados da pesquisa conduzida pelo professor Francisco Palma Rennó, do Departamento de Nutrição e Produção Animal da USP, em parceria com pesquisadores da Alltech.
O trabalho foi publicado em abril de 2023 no Journal of Dairy Science, a revista científica mais lida pela comunidade do leite. As vacas que participaram do estudo, realizado em Pirassununga (SP), foram divididas em dois grupos: um deles foi alimentado no período de transição, antes e depois do parto, com as doses de minerais inorgânicos equivalentes ou maiores às exigências apresentadas pelo guia nutricional NRC, enquanto o outro recebeu o equivalente a 50% das doses de zinco, cobre, manganês e cobalto do outro grupo, além de substituir o selenito de sódio pela levedura enriquecida com selênio da Alltech. “A indicação da dose normal de zinco no pré-parto é de 70 mg/kg de matéria seca da dieta; o grupo suplementado com os minerais orgânicos da Alltech recebeu 35 mg/kg”, exemplifica Durman.
Dividida em blocos de semanas, a pesquisa constatou que a adoção de minerais orgânicos gerou aumento de produção em todos os períodos. Nos 56 dias da avaliação, o grupo de vacas que recebeu a dose convencional de minerais inorgânicos teve produção média de 26,3 litros (L) de leite por dia, ao passo que o dos animais suplementados com os minerais orgânicos da Alltech apresentou resultado médio de 28,3 L/dia, uma diferença de 2 L/dia. “O resultado surpreendeu, porque não só demonstramos não haver perdas produtivas ao usar metade da dose indicada para inorgânicos como tivemos um aumento bem expressivo de produção de leite”, aponta o veterinário. O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi a performance entre a quinta e a oitava semanas, que são as mais produtivas das vacas: as alimentadas com minerais orgânicos da Alltech apresentaram média de 30,9 L/dia, um incremento de 3,2 L/dia em relação às que receberam inorgânicos (27,7 L/dia).
“Os produtores carecem de informações atualizadas sobre as diferenciações dos minerais. Alguns acham que quanto maior a quantidade apontada no rótulo, melhor, mas o mineral inorgânico pode resultar em menor eficiência e rentabilidade e maior risco de contaminação do solo, pois o animal irá eliminar boa parte do que foi consumido. Além da maior biodisponibilidade, os minerais da Alltech minimizam as interações negativas com outros componentes da dieta, como as vitaminas A e E, o que confere maior segurança para enfrentar os desafios da produção”, observa o especialista.
Agroleite
Na contramão da grande oferta de minerais inorgânicos ao mercado para atender ao crescimento da produção de leite nos últimos anos, a Alltech trabalha apenas com minerais em formas orgânicas e é pioneira na Tecnologia de Substituição Total (TRT, na sigla em inglês) da suplementação de minerais inorgânicos por orgânicos. Para os produtores de leite interessados nessa substituição total, a Alltech oferece pacotes completos com microminerais proteinatos e levedura enriquecida com selênio, como a linha Allmix, lançada em 2023, que conta com produtos para diferentes fases da criação, como Pré-Parto, Bezerra e Leite.
Essas e outras soluções do portfólio da Alltech para bovinos de leite estarão disponíveis durante a Agroleite, maior feira do segmento da América Latina, que acontece nos próximos dias 6 a 9 de agosto, no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro (PR). Em sua casa na Agroleite, a empresa receberá clientes e visitantes interessados em esclarecer dúvidas, obter informações e compartilhar experiências sobre o uso dos produtos no campo. “Não produzimos apenas soluções nutricionais, mas temos a responsabilidade de melhorar o planeta que compartilhamos através do nosso compromisso com a ciência, com a inovação, com os animais e com o meio ambiente”, conclui o gerente de vendas.
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast
Embora seja um grande produtor de plantas ornamentais, o Brasil tem carência em pesquisa e melhoramento genético. Todas sementes de plantas ornamentais são importandas. Reportagem especial você acompanha no podcast “Conexão Agro”.