quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Aplicativos, Inovação
UniFil e Cocriagro vão testar e validar inovações de startups do agronegócio
08/11/2023
O termo de cooperação foi assinado no início da semana no Campus Palhano, pelo reitor Eleazar Ferreira e a sócia-diretora do hub Tatiana Fiuza Dourado Bastos
Por: Redação
startup tecnologia inovação unifil cocriagro - conexão agro
Reitor e dirigente do Cocriagro assinam termo de cooperação no Campus Palhano
Divulgação/Unifil
Tags: Startups, Tecnologia e inovação, termo de cooperação, unifil e cocriagro

A UniFil e o Cocriagro (hub de inovação do agronegócio em Londrina) vão atuar em conjunto no desenvolvimento e aplicação prática de produtos e serviços de startups. A intenção é utilizar laboratórios, áreas experimentais, Fazenda Escola, Hospital Veterinário, Centro de Melhoramento Genético e outras estruturas dE Agronomia, Medicina Veterinária e outros cursos da UniFil para testes, aprimoramento e confirmação de viabilidade de soluções inovadoras apoiadas pelo Cocriagro. O termo de cooperação foi assinado segunda-feira (dia 6) à tarde, no Campus Palhano, pelo reitor Eleazar Ferreira e a sócia-diretora do hub Tatiana Fiuza Dourado Bastos.

O reitor destacou a importância do agronegócio na economia do Brasil e o impacto da pesquisa e da tecnologia nos avanços da agricultura e na pecuária do país. "Décadas atrás o desafio do Brasil era produzir 50 milhões de toneladas de grãos. Em 2023 a produção estimada é de 230 milhões de toneladas. Essa evolução extraordinária no campo é resultado da inovação, da busca cada vez maior de eficiência e produtividade nas lavouras, do uso de sementes adaptadas às condições de solo e clima, da modernização e dos recursos tecnológicos do maquinário e da mudança de visão do produtor rural. Ideias, estudos e experimentos lançados por mentes brilhantes que se transformaram em ações de larga escala e revolucionaram o agronegócio", afirmou o reitor.

Ele enfatizou que a educação é o principal vetor do desenvolvimento da tecnologia. "Nossos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária têm conceitos máximos do Ministério da Educação. A UniFil dispõe da melhor estrutura do Norte do Paraná, professores experientes e alunos talentosos para levar ao campo ideias inovadoras. Essa parceria com o Cocriagro é um caminho para fomentar mais avanços e empreendedorismo no agronegócio", ressaltou o reitor Eleazar Ferreira, que agradeceu o envolvimento do professor doutor Fábio Suano de Souza e docentes de Agronomia e Veterinária na articulação da cooperação tecnológica com o hub.

Tatiana Fiuza relatou que conheceu a estrutura da UniFil e constatou o potencial para a parceria. Segundo ela, o Cocriagro apoia atualmente 57 startups do agro - 19 da região de Londrina e 37 de outros municípios e estados. "Temos todo interesse em aproximar jovens empreendedores de universidades como a UniFil, empresas e institutos de pesquisa. Queremos promover conexões e inspirar mais jovens, abrindo oportunidades para concretizarem ideias, soluções e um futuro promissor de trabalho e negócios", declarou Tatiana.

O professor Lucio Kamiji, presidente do Instituto Estação 43 (que congrega o ecossistema de inovação de Londrina), afirmou que a cooperação entre UniFil e Cocriago representa a união de dois ativos relevantes, cria novas possibilidades e fortalece a região como referência em tecnologia para o agronegócio e demais atividades econômicas.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

belagrícola tecnologias solo - Conexão Agro
Coluna 182 - Dia Mundial do Solo
29/11/2023

Solo: recurso fundamental para o futuro do planeta. Na coluna “Conexão Agro”, ouça reportagem completa sobre a integração de conhecimentos e a regionalização da pesquisa do solo no Paraná

Botão Player

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário