terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Commodities, Eventos, Oportunidades, Soja
V Simpósio de Pós-Colheita traz novas perspectivas para expansão da cadeia produtiva de grãos
12/08/2023
Promovido pela Abrapos e realizado pela Coamo, evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023, em Maracaju (MS); inscrições estão abertas
Por: Redação
Abrapos Simpósio Pós´-Colheita tecnologias e inovações - Conexão Agro
Evento apresentará as principais inovações e tecnologias acerca do armazenamento de grãos
Freepik
Tags: Abrapós, evento do agronegócio, Simpósio Pós-Colheita

simpósio Abrapós pós-colheita tecnologia inovação conexão agro

O Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul chega à sua 5ª edição trazendo para o centro do debate as principais inovações e tecnologias voltadas ao setor de pós-colheita. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023, no Salão Paroquial II, em Maracaju (MS) e está com inscrições  abertas no site https://spgms2023.abrapos.org.br/inscricao/

Com o tema "Tecnologia e Qualidade na Armazenagem de Grãos", a programação do evento está pautada nos principais desafios relacionados ao setor de pós-colheita, como a logística de transporte dos grãos, armazenagem, secagem, beneficiamento, classificação, conservação e comercialização dos grãos.

A iniciativa e promoção do Simpósio é da Associação Brasileira de Pós Colheita (Abrapos) e tem como realizadora a Coamo Agroindustrial Cooperativa. A  programação inclui 15 palestras e quatro painéis, que abordarão temas relevantes para a qualidade, a segurança e a sustentabilidade do pós-colheita no país. Entre os palestrantes e debatedores, estarão presentes especialistas, pesquisadores, produtores e representantes de entidades do setor.

Dentre os temas serão debatidos a biomassa na secagem de grãos, automação e secagem de grão, custo da energia da lenha, cavaco e biomassa para uso na secagem de grãos, gestão de indicadores dentro do processo produtivo de grãos, classificação de grãos (legislação normativa e prática), segurança no trabalho e operação, contaminantes na armazenagem como micotoxinas, pragas e fungos, entre outros assuntos.

O coordenador do V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos  do MS, José Carlos Andrade, da Coamo Agroindustrial Cooperativa, destaca que o evento é uma oportunidade para que produtores e armazenadores de grãos, técnicos e profissionais ligados ao setor de pós-colheita de grãos, conheçam novas soluções tecnológicas para a redução dos índices de perdas de grãos durante e após a colheita.

"Além de uma programação diversificada com palestras técnicas e painéis, teremos às inovações tecnológicas apresentadas pelos expositores. Hoje, sabemos que a tecnologia auxilia a gestão dos processos e os resultados positivos vão desde uma melhor conservação da qualidade do grão até a manutenção nos silos por mais tempo", enfatiza José Carlos Andrade.

Ele observa que o pós-colheita começa a ser pensado ainda na lavoura, porque dependendo das condições climáticas, o grão pode apresentar problemas de umidade, de fermentação, de coloração, entre outros. "É preciso ter cuidado em todas as etapas da colheita, passando pelo transporte e armazenamento, para evitar perdas e prejuízos", explica.

O ano passado e este ano foram marcados por muitos desafios para o setor de armazenagem de grãos no Brasil. O país teve que lidar com uma superprodução de soja e milho, que superou a capacidade de escoamento e armazenagem. Neste contexto, boa parte da safra brasileira foi comercializada rapidamente para garantir a qualidade e a segurança dos grãos.

"Neste evento, vamos discutir alguns dos temas mais relevantes para o segmento, como a segurança dos silos e a importância da logística de transporte e armazenagem no pós-colheita, um dos fatores que mais influenciam na qualidade dos grãos, bem como apresentar boas práticas que podem contribuir para aumentar a eficiência e a competitividade do setor", afirmou.

Para o presidente da Abrapos, José Ronaldo Quirino, o evento vem se consolidando ano a ano e trazendo para o debate  vários temas importantes para o setor de pós-colheita, principalmente sobre as questões relativas às novas tecnologias e às ações operacionais, entre elas, a segurança  nas armazenadoras de grãos.

"Em todos os eventos procuramos trazer informações atualizadas para as unidades armazenadoras, tanto a nível de produtor, como a nível de cooperativa e empresas privadas. Queremos levar essas novas tecnologias e as experiências que estão dando certo em relação à segurança", afirma José Ronaldo.

O V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do MS tem a copromoção das instituições cooperativas Copagril, Copasul, C.Vale, Cooperalfa, Cocamar, Cotriguaçu, Lar, Universidade UFGD, Conab e da Embrapa.
Sobre a Abrapos - Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Pós-Colheita é uma organização sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de pós-colheita de grãos. A sede da associação fica em Londrina, no Paraná, e seu objetivo é contribuir para a diminuição das perdas de grãos que ocorrem durante e depois da colheita, beneficiando os produtores, os armazenadores e os profissionais do setor.

SERVIÇO
Evento: V Simpósio Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul
Data:  De 20 a 22 de setembro de 2023
Local: Maracaju – MS – Salão Paroquial II
Inscriçõeshttps://spgms2023.abrapos.org.br/inscricao/

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

belagrícola tecnologias solo - Conexão Agro
Coluna 182 - Dia Mundial do Solo
29/11/2023

Solo: recurso fundamental para o futuro do planeta. Na coluna “Conexão Agro”, ouça reportagem completa sobre a integração de conhecimentos e a regionalização da pesquisa do solo no Paraná

Botão Player

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário