quarta-feira, 24 de abril de 2024

Agropecuária, Eventos
19º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha será na Bahia
22/01/2024
As inscrições estarão abertas já a partir desta semana e haverá condições especiais para associados da FEBRAPDP
Por: Redação
plantio direto evento bahia solo práticas sustentáveis - conexão agro
Evento debaterá todas as práticas sustentáveis, entre elas, o plantio direto
Divulgação
Tags: Bahia debate plantio direto

2024 é ano de Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha! A décima nona edição do ENPDP, mais importante evento do setor, acontece entre os dias 9 e 11 de julho, no município de Luís Eduardo Magalhães (LEM), na Bahia. É a primeira vez que o tradicional encontro ocorre em terras nordestinas. A temática escolhida para este ano é Sistema Plantio Direto, Sustentabilidade e Segurança Alimentar para o Brasil e o Mundo. Espelha o compromisso com a conscientização e a adoção de práticas cada vez mais sustentáveis por parte de produtores, técnicos, consultores, acadêmicos, enfim, de todo o público-alvo a que o evento se destina. “Mais do que ser simplesmente um tema, esse assunto é uma necessidade”, destaca Jônadan Ma, presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP.

“Hoje não pode mais se falar em produzir alimentos sem sustentabilidade e sem segurança alimentar. A melhor base para a produção passa pelo Sistema Plantio Direto. Trata-se de um sistema que envolve todas as tecnologias sustentáveis, todas as práticas sustentáveis, incluindo, é claro, a prática do plantio direto em si. Envolve também uma visão completa do agronegócio como base para essa sustentabilidade e segurança alimentar”.

Dentro desse intuito, o evento estará recheado com a presença de palestrantes de muita representatividade do Brasil e de outros lugares do mundo. Destaque especial para a participação do professor da Universidade de Ohio (EUA) Rattan Lal, referência mundial em ciência do solo e prêmio Nobel da Paz em 2007. Ele vai falar sobre agricultura de carbono como caminho para serviços ecossistêmicos e créditos de carbono. Além disso, haverá mais de 30 palestras e depoimentos de produtores rurais, englobando desde as abordagens técnico-científicas até os relatos das experiências pessoais na aplicação prática e na vivência dos produtores rurais. No dia 10 de julho, acontece também um mega dia de campo, onde será mostrado na prática os conteúdos debatidos durante 19º ENPDP. Já com a programação completamente definida (será divulgada nos próximos dias), todas as atividades vão acontecer nas instalações do Centro de Treinamento da Associação Baianos Produtores de Algodão - ABAPA, no complexo onde acontece o Bahia Farm Show.

A realização do 19º ENPDP é da FEBRAPDP, que conta com a parceria da própria ABAPA, da Associação dos Criadores Gado Oeste da Bahia – Acrioeste, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba – Aprosem, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB/SENAR/Sindicatos, da Fundação Bahia, do Governo do Estado da Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras – SPRB, do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

As inscrições estarão abertas já a partir desta semana e haverá condições especiais para associados da FEBRAPDP, além, é claro, para acadêmicos e técnicos do setor. Jônadan salienta a importância de que todos os produtores e participantes efetuem suas reservas o mais antecipadamente possível, pois as vagas são limitadas em, no máximo, 800 pessoas. “Espera-se um público do Brasil todo concorrendo para esse grande evento nacional. As instalações são excelentes e podemos dizer que LEM é um dos mais importantes polos do Matopiba (região que engloba áreas dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)”.

“Teremos ainda a sessão de pôsteres, painéis técnicos-científicos, com validade para a grade curricular dos alunos e pesquisadores. Vamos ter rodas de compartilhamento e conversa aberta para troca de experiências, vamos ter espaço para mais de 30 expositores, inclusive de máquinas e equipamentos, num lugar muito amplo e muito bem estruturado para receber as principais empresas do agro, nacional e internacional, ensejando uma grande oportunidade para contato direto com os principais clientes do agro brasileiro, que estarão ali presentes. Será um grande evento, preparado com muito carinho. Esperamos repetir o estrondoso sucesso do 18º ENPDP, em 2022, em Foz de Iguaçu, PR!”, prevê Ma.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Leite - AEN - Conexão Agro
Coluna 189 - crise da bovinocultura leiteira e geleia de pitaya em feira do Canadá
17/04/2024

Governo do Estado e setor privado discutem soluções para a crise da bovinocultura leiteira diante da importação de países do Mercosul. Destaque também para a geleia de pitaya de produtores paranaenses que será apresentada em feira no Canadá.

 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário