quinta-feira, 19 de junho de 2025

Agropecuária, Eventos
19º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha será na Bahia
22/01/2024
As inscrições estarão abertas já a partir desta semana e haverá condições especiais para associados da FEBRAPDP
Por: Redação
plantio direto evento bahia solo práticas sustentáveis - conexão agro
Evento debaterá todas as práticas sustentáveis, entre elas, o plantio direto
Divulgação
Tags: Bahia debate plantio direto

2024 é ano de Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha! A décima nona edição do ENPDP, mais importante evento do setor, acontece entre os dias 9 e 11 de julho, no município de Luís Eduardo Magalhães (LEM), na Bahia. É a primeira vez que o tradicional encontro ocorre em terras nordestinas. A temática escolhida para este ano é Sistema Plantio Direto, Sustentabilidade e Segurança Alimentar para o Brasil e o Mundo. Espelha o compromisso com a conscientização e a adoção de práticas cada vez mais sustentáveis por parte de produtores, técnicos, consultores, acadêmicos, enfim, de todo o público-alvo a que o evento se destina. “Mais do que ser simplesmente um tema, esse assunto é uma necessidade”, destaca Jônadan Ma, presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto - FEBRAPDP.

“Hoje não pode mais se falar em produzir alimentos sem sustentabilidade e sem segurança alimentar. A melhor base para a produção passa pelo Sistema Plantio Direto. Trata-se de um sistema que envolve todas as tecnologias sustentáveis, todas as práticas sustentáveis, incluindo, é claro, a prática do plantio direto em si. Envolve também uma visão completa do agronegócio como base para essa sustentabilidade e segurança alimentar”.

Dentro desse intuito, o evento estará recheado com a presença de palestrantes de muita representatividade do Brasil e de outros lugares do mundo. Destaque especial para a participação do professor da Universidade de Ohio (EUA) Rattan Lal, referência mundial em ciência do solo e prêmio Nobel da Paz em 2007. Ele vai falar sobre agricultura de carbono como caminho para serviços ecossistêmicos e créditos de carbono. Além disso, haverá mais de 30 palestras e depoimentos de produtores rurais, englobando desde as abordagens técnico-científicas até os relatos das experiências pessoais na aplicação prática e na vivência dos produtores rurais. No dia 10 de julho, acontece também um mega dia de campo, onde será mostrado na prática os conteúdos debatidos durante 19º ENPDP. Já com a programação completamente definida (será divulgada nos próximos dias), todas as atividades vão acontecer nas instalações do Centro de Treinamento da Associação Baianos Produtores de Algodão - ABAPA, no complexo onde acontece o Bahia Farm Show.

A realização do 19º ENPDP é da FEBRAPDP, que conta com a parceria da própria ABAPA, da Associação dos Criadores Gado Oeste da Bahia – Acrioeste, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba – Aprosem, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB/SENAR/Sindicatos, da Fundação Bahia, do Governo do Estado da Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras – SPRB, do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB e da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

As inscrições estarão abertas já a partir desta semana e haverá condições especiais para associados da FEBRAPDP, além, é claro, para acadêmicos e técnicos do setor. Jônadan salienta a importância de que todos os produtores e participantes efetuem suas reservas o mais antecipadamente possível, pois as vagas são limitadas em, no máximo, 800 pessoas. “Espera-se um público do Brasil todo concorrendo para esse grande evento nacional. As instalações são excelentes e podemos dizer que LEM é um dos mais importantes polos do Matopiba (região que engloba áreas dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)”.

“Teremos ainda a sessão de pôsteres, painéis técnicos-científicos, com validade para a grade curricular dos alunos e pesquisadores. Vamos ter rodas de compartilhamento e conversa aberta para troca de experiências, vamos ter espaço para mais de 30 expositores, inclusive de máquinas e equipamentos, num lugar muito amplo e muito bem estruturado para receber as principais empresas do agro, nacional e internacional, ensejando uma grande oportunidade para contato direto com os principais clientes do agro brasileiro, que estarão ali presentes. Será um grande evento, preparado com muito carinho. Esperamos repetir o estrondoso sucesso do 18º ENPDP, em 2022, em Foz de Iguaçu, PR!”, prevê Ma.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

edição gênica Embra Soja workshop lei novas cultivares Conexão Agro
Podcast 227 - Edição gênica reacende debate sobre modernização da lei de cultivares
30/05/2025

A edição gênica está abrindo um novo capítulo na agricultura brasileira. E, com ela, ganha força o debate sobre a atualização da lei de proteção de cultivares. O assunto foi destaque durante o Workshop Embrapa 50 anos – histórico e perspectivas

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário