
O vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), Dr. José de Barros França-Neto, pesquisador da Embrapa Soja, foi convidado para participar do 34º Congresso da ISTA (International Seed Testing Association), que acontecerá entre os dias 4 e 9 de maio de 2025, no Centro de Conferências Te Pae, em Christchurch, Nova Zelândia.
Durante o evento, França-Neto apresentará o primeiro volume do novo manual sobre o Teste de Tetrazólio, uma publicação editada em parceria com o Dr. Sergio Pasquini, professor do Centro Nacional de Biodiversidade Peri (Itália), e coordenador do Comitê do Teste de Tetrazólio da ISTA.
"Participo do Comitê do Teste de Tetrazólio da ISTA desde 1998. Esse comitê é responsável por um dos capítulos das regras para análise de sementes emitidas pela ISTA, considerada a 'Bíblia Internacional na Análise de Sementes'. Com a colaboração de diversos membros do comitê, editamos um novo manual sobre o Teste de Tetrazólio. O primeiro volume será lançado oficialmente durante o congresso. Fui convidado para fazer a apresentação em plenário", explica França-Neto. Ele também destaca que o segundo volume ainda está em desenvolvimento.
A palestra de França-Neto será breve, com duração de aproximadamente 15 minutos, e tem como objetivo apresentar à comunidade científica a nova edição do manual, cuja versão anterior data de 1985. A nova publicação traz atualizações nos critérios da realização do teste para a determinação da viabilidade das sementes, considerando avanços científicos e tecnológicos.
Sobre a definição de padrões globais para qualidade de sementes, o pesquisador esclarece que não existe um padrão universal. "Cada país tem seus próprios critérios. No Brasil, seguimos um padrão nacional, enquanto os Estados Unidos, por exemplo, têm legislações estaduais, cada estado com seu padrão específico. A ISTA define apenas a metodologia dos testes, mas os padrões são estabelecidos por cada país", detalha.
O Comitê do Teste de Tetrazólio, do qual França-Neto faz parte, trabalha na validação do teste de viabilidade de sementes de diferentes espécies, incluindo a soja. "Nosso laboratório da Embrapa Soja participará da validação da metodologia do Teste de Tetrazólio para viabilidade da soja. Esse processo é essencial para que a metodologia possa ser oficialmente incluída nas regras da ISTA", pontua.
Além disso, o congresso será uma oportunidade para conhecer os avanços tecnológicos propostos pelos diversos comitês da ISTA. "Durante o evento, cada comitê apresentará suas sugestões e inovações em análise de sementes. Participar dessas discussões nos permite ter acesso antecipado às futuras regras e tendências do setor", destaca França-Neto.
Mais informações sobre 34º Congresso da ISTA:
https://www.istacongress2025.com/
Leia Também
Compartilhe
Últimas Notícias
Coluna Podcast

A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!