Com a missão de desenvolver produtos e soluções de qualidade superior com base nas necessidades e características da agricultura tropical, foi inaugurada neste mês, a nova fábrica de fertilizantes da Hinove Agrociência, no município de Rio Brilhante (MS). Ocupando uma área total de 100 mil m2 e investimentos da ordem de R$ 25 milhões, a solenidade de inauguração contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do prefeito da cidade, Donato Lopes da Silva e outras autoridades políticas regionais e lideranças setoriais do agronegócio. A instalação tem capacidade anual para produzir 400 mil toneladas de fertilizantes líquidos e outras 400 mil toneladas de fertilizantes sólidos.
Com a entrada em operação da nova unidade, em Rio Brilhante, a Hinove reforça sua posição como uma das mais inovadoras indústrias do segmento de fertilizantes, oferecendo uma linha de compostos que atende a uma centena de formulações, garantindo soluções de alta tecnologia para o produtor agrícola brasileiro, de acordo com suas necessidades.
Grande parte da produção da nova unidade se destina às culturas da cana de açúcar, soja, milho, pastagens, reflorestamento e hortifruti e terão como mercado potencial um raio superior a 250 quilômetros no entorno da unidade fabril. Ou seja, por estar estrategicamente localizada no coração do Brasil poderá atender os Estados vizinhos e até mesmo os países que fazem fronteira com MS, como Bolívia e Paraguai.
A nova fábrica se junta a uma considerável estrutura produtiva e comercial da Hinove que inclui, além da sede administrativa, localizada em Araraquara, interior paulista, uma unidade produtiva em Registro-SP, parcerias em diversas minas de fosfato em São Paulo e Mato Grosso do Sul, subsidiárias na Bolívia e Paraguai, assim como outras parcerias.
O Ceo e fundador da Hinove, Renato Benatti, afirmou que a empresa nasceu com este DNA, de ser uma empresa inovadora. “Customizamos para os nossos maiores clientes. Atendemos clientes de 500 hectares a 1 milhão de hectares, principalmente do setor sucroenergético. Nossos produtos são dotados de muita tecnologia e aditivos especiais que são melhores aproveitados pelos solos e pelas plantas”, esclareceu Benatti.
Paralelamente às parcerias no campo industrial, a Hinove também consolidou uma série de acordos com destacadas instituições acadêmicas para a realização de diversas pesquisas, visando se manter sempre na vanguarda das mais modernas técnicas de desenvolvimento de novos fertilizantes. Entre esses parceiros estão: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), USP – São Carlos, UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Jaboticabal e Nutrição de Plantas Ciência e Tecnologia Ltda (NPCT).
PERFIL DA HINOVE
Constituída em 2011, inicialmente para produzir micronutrientes para aplicação foliar, a Hinove Agrociência tem apresentado crescimento expressivo, tanto em termos da colocação no mercado de formulações inovadoras, quanto na conquista do mercado de fertilizantes especiais no Brasil. Após o desenvolvimento e lançamentos das primeiras linhas de produtos, Planta Cana, Colhe Cana e HiPhós Fostatado, a empresa conseguiu, já em 2014, firmar contratos para o fornecimento de insumos para os principais produtores de etanol do país.