quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agronegócio

Novo sistema vai agilizar atendimento de emergências veterinárias

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet). O serviço entra em operação dia 1º de janeiro. Pela tecnologia será possível acompanhar medidas adotadas em situação de emergência veterinária, desde a notificação, atendimento, até a solução de uma suspeita de doença em animais.

De acordo com o ministério, o sistema será integrado com todos os serviços de defesa agropecuária federal, estadual e da iniciativa privada. Inicialmente, serão feitas notificações apenas de animais de produção, como bovinos, suínos e aves, sem a inclusão de animais domésticos: cães e gatos. No futuro, poderão ser incluídos os animais aquáticos.

Segundo o ministério, com o e-Sisbravet, cerca de 4.700 veterinários de todo país poderão abastecer o sistema com as informações sobre detecção e atendimento de doenças dos rebanhos com rapidez, evitando a rápida dispersão, reduzindo os custos para os produtores e o risco de perda de mercados externos. As notificações das suspeitas serão feitas online, colocando fim aos formulários de papel. Também poderão ser realizados estudos epidemiológicos e o gerenciamento da vigilância agropecuária do país.

O Sisbravet está preparado para receber notificações através de um link na página do ministério e nos sites próprios de cada um dos órgãos executores de sanidade agropecuária (OESAS). As notificações serão direcionadas imediatamente às Unidades Veterinárias Locais (UVL) que atuam na área onde fica a propriedade com caso suspeito.

O serviço é integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) para acesso de dados de cadastro e população animal, além de previsão de integração com o Hub Laboratorial, para acesso aos laudos de diagnóstico das doenças.

A ideia de criar o sistema surgiu após o registro de casos de febre aftosa, em 2005/2006, em Mato Grosso do Sul e no Paraná.

De acordo com o ministério, o investimento para o desenvolvimento do Sisbravet foi de aproximadamente de R$ 2 milhões.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário