segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Notícias

Novos lançamentos para produção de soja são apresentados no CBSoja

Tags: CBSoja, congresso brasileiro de soja, mercosoja

Três tecnologias, cinco publicações e uma rede de pesquisa para produção sustentável da soja serão lançadas nesta terça-feira (17), às 15h30, no estande da Embrapa no IX Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e Mercosoja 2022. Evento iniciado hoje  realizado de 16 a 19 de maio de 2022, em Foz do Iguaçu (PR). Veja detalhes sobre os lançamentos da Embrapa e dos parceiros

LANÇAMENTOS EMBRAPA

Software AFERE – Produtores agrícolas, empresas do mercado de planejamento e assistência técnica podem fornecer informações para melhorar a eficiência sobre o manejo da fertilidade do solo e adubação com uma plataforma on-line Avaliação da Fertilidade do Solo e Recomendação da Adubação (AFÉ). Lançada pela Embrapa, a plataforma está disponibilizando o primeiro módulo, que realiza o balanço do balanço da adubação, preparando o gerenciamento com reposição ou reposição de nutrientes em sistemas de produção de soja. O software pode ser acessado na página www.embrapa.br/soja/afere.

ZARC-SOJA 2022 – O Zoneamento Agrícola Risco Climático (ZARC) para uma soja adquirida de novos parâmetros em 2022, aumentando de três para seis as classes de água no solo. O novo patamar foi definido com base na composição textural dos solos distintos brasileiros, considerando também as características da cultura. O marco busca busca riscos tecnológicos no campo de probabilidade de risco, ampliar o desenvolvimento tecnológico, ampliar a produção advindos. A tecnologia é fruto de uma parceria entre Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Banco Central do Brasil (BCB).

Bioinsumos na soja – Focada na cultura que impulsiona o uso de bioestimulantes, biorreguladores, agentes biológicos de controle, bioprotetores, biofertilizantes e inoculantes no Brasil, a Embrapa lança a publicação “Bioinsumos na cultura da soja”. O livro compila conhecimentos técnicos contexto sobre produtos, processos e tecnologias de produção sustentável. O livro tem como editores Maurício Conrado Meyer (Embrapa Soja), Adeney de Freitas Bueno (Embrapa Soja), Sérgio Miguel Mazaro (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Juliano Cesar da Silva (Biotrop). Editado pela Embrapa, um lançamento das versões digitais e impressas de acesso gratuito e apresenta cinco partes temáticas: Cenário, desafio e inovações abertas de bioinsumos na cultura da soja; Tecnologias de aplicação; Aplicações – rizosfera/saúde do solo;

BioAS Paraná – Visando maior eficiência o nas pesquisas do solo, a Embra desenvolveu a tecnologia de Bioanálise de Solo para Paraná (BioAS Paraná). A BioAS foi lançada em 2020, que havia sido lançada em julho de 2020 até o momento estava apenas para cultivos calculados no Bioma Cerrado, Bioma Cerrado. Nos últimos anos foram desenvolvidos de atividades de desenvolvimento para os níveis (alto, médios), projeto para os dois níveis específicos e médios do Paraná, sob cultivos solos específicos e médios. A tecnologia consiste na agregação de análises às avaliações. Mais avisos de uso e parâmetros físicos, como antecipam mudanças na saúde individual, em função de seu uso e parâmetros físicos. A tecnologia BioAS também envolve a avaliação de Índices de Qualidade de Solo (IQ/S),

Publicação em espanhol: Trichoderma e controle biológico – O uso de Trichoderma no manejo sustentável de doenças na sojicultura é uma alternativa ao uso de grandes culturas e controle de agroquímicos para os microrganismos fitopatogênicos. Por isso, o lançamento da versão em espanhol do anúncio “Trichoderma: Uso en la agricultura” apresenta informações atualizadas sobre o manejo correto de produtos à base de agentes de biocontrole. O livro tem a edição técnica de Maurício Meyer (Embrapa Soja), Sérgio Mazaro (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Juliano Cesar da Silva (Biotrop), que contaram com Yelitza Colmenarez e Carlos Vasquez (Centro Internacional de Biociência Agrícola – CABI) na revisão técnica e na tradução para o idioma espanhol. A publicação amplia a divulgação de resultados brasileiros à América Latina com o objetivo de incentivar o aumento da pesquisa, bem como o uso de Trichoderma spp. O livro ainda na divulgação de aspectos relacionados ao Trichoderma, como uma riqueza de espécies, entre mecanismos de ação, produtos comerciais disponíveis, outros divulgação.

LANÇAMENTOS PARCEIROS

Publicação Esalq: Soja do Plantio à colheita – Entre as publicações lançadas, está no livro “Soja: do plantio à colheita”. Organizado por Felipe Silva, Aluízio Borém, Tuneo Sediyama e Gil Câmara, (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ), o livro destaca a importância econômica da soja, sua botânica e fenologia, exigências edafoclimáticas, características agronômicas das cultivares, tecnologias transgênicas e aplicação de agricultura de precisão para otimização dos recursos e da produtividade. A obra especialistas de instituições diferentes.

Publicação UFSM: Ecofisiologia e altas produtividades – A FieldCrops, grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (RS) lança a segunda edição do livro Ecofisiologia da Soja visando altas produtividades. Uma compilação de publicação,13 anos de pesquisa, atualizando parâmetros nas áreas ecológicas e práticas de manejo específico para cada região brasileira, a fim de diminuir a lacuna de produtividade existente em lavouras. Isso porque o desenvolvimento do ciclo permite que as plantas compreendam e se desenvolvam como as plantas de produtividade ao longo do ciclo e a se desenvolver.

Publicação ANPII: avanços e futuro do FBN – Na publicação “Pesquisas, Avanços e Futuro. O crescimento da Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN)”, Solon Cordeiro de Araujo, consultor da Associação dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII), apresenta um panorama evolutivo da FBN. A edição é da Newslink Comunicação e está em oito capítulos abordam os aspectos do mercado de inoculantes do Brasil, os novos avanços da FBN e a interação entre a academia.

Redes de Sanidade Tropical – Além de Tecnologias e Publicações, será lançada a Fitossanidade Tropical, que tem informações de Objetivos de Sanidade, a partir de três especialidades: patologia e fitologia, fitopatologia. Criada para enfrentar os problemas fitossanitários no país, a RFT apresenta potenciais benefícios aos pesquisadores integrados, como a união de exercícios e recursos; A maior parceria do setor e a aproximação dos trabalhos e as iniciativas privadas de novas negociações financeiras, entre a aproximação dos outros trabalhos e as iniciativas financeiras. Mais informações sobre a rede no site https://www.fitossanidadetropical.org.br/

Fonte: Embrapa

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário