quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias

Palmeira, Witmarsum e São Mateus do Sul recebem expedição Mapa da Cultura Alimentar nesta semana

Tags: alimentos, base dos ingredientes, cultura alimentar, expedição

 

Cidades recebem historiadores, jornalistas e especialistas em gastronomia para desvendar histórias e curiosidades sobre queijos e erva mate. Expedição faz parte de um projeto cultural que investiga o que há por trás dos ingredientes que compõem a base da cultura alimentar regional do Paraná e de parte de Santa Catarina

Registrar hábitos alimentares, receitas e temperos. Esta é a base do projeto Mapa da Cultura Alimentar que vai revelar detalhes e curiosidades de alguns dos principais tesouros alimentares regionais em uma mostra multimídia e interativa que acontece em setembro, em Curitiba.

Além dos queijos e da erva mate que serão investigados na primeira semana de abril, bala de banana, barreado, café, goiaba, uvas, morango, melado, mel, vinho e maçã fuji também fazem parte do projeto. São produtos que possuem selo de Identificação Geográfica (IG) – instrumento de propriedade industrial que busca distinguir a origem geográfica de um determinado produto ou serviço, motivo que os fez serem selecionados para o Mapa da Cultura Alimentar.

O projeto em formato inédito vai revelar detalhes e curiosidades de alguns dos principais tesouros alimentares regionais em uma mostra multimídia e interativa que acontece em setembro, em Curitiba. Para a coleta de informações sobre os produtos e as histórias por trás deles, uma expedição com historiadores, jornalistas e especialistas em gastronomia será realizada nos próximos meses. Serão 13 cidades visitadas, iniciando-se o trajeto em Antonina (Paraná) na primeira semana de abril. “A ideia é registrar hábitos alimentares, receitas e temperos. Todo esse processo será documentado em vídeos e fotos que farão parte de um livro impresso e da exposição de artes visuais multimídia e interativa”, explica Carolina Montenegro, da Montenegro Produções, empresa responsável e idealizadora do Mapa da Cultura Alimentar. “Em cada prato, estão os códigos alimentares que formam parte do que somos. E isso tem um nome: patrimônio cultural imaterial”, ressalta.

Paralelo à expedição, em parceria com o SEBRAE/PR, os cozinheiros Rui Morschel e Ana Souza vão realizar quatro eventos em algumas das cidades do projeto, com degustação dos produtos e apresentação da pesquisa.

 

Calendário da expedição Mapa da Cultura Alimentar

03 de abril – Antonina e Paranaguá (Paraná)
04 de abril – Morretes (Paraná)
05 de abril – Palmeira e Witmarsum (Paraná)
06 de abril – São Mateus do Sul (Paraná)
07 de abril – Curitiba (Paraná)

10 de abril – Pinhalão e Londrina (Paraná)

11 de abril – Cornélio Procópio e Jacarezinho (Paraná)

12 de abril – Marialva (Paraná)

13 de abril – Carlópolis e Londrina (Paraná)

14 de abril – Tomazina e Pato Branco (Paraná)

17 de abril – Santa Helena (Paraná)

18 e 19 de abril – Capanema (Paraná)

24 e 25 de abril – Bituruna (Paraná)

2 e 3 de maio – São Joaquim (Santa Catarina)

 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário