segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias

Paraná estuda linha de crédito para fomentar a indústria da pesca

Tags: crédito, Fomento Paraná, investimento, pesca

O Paraná vai implementar uma linha de financiamento para fomentar a prática da pesca e impulsionar a indústria de fabricação de embarcações e equipamentos para pesca esportiva e artesanal no Paraná. Os detalhes estão sendo ajustados entre a Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria de Turismo e a Fomento Paraná.

A intenção da Fomento Paraná é apresentar, até meados de junho, um conjunto de soluções financeiras a partir do Sistema Paranaense de Fomento que envolvam crédito em boas condições e garantias. O objetivo é atender pescadores profissionais, pequenos estaleiros fabricantes de barcos e de motores, hotéis, pousadas, lojas de artigos de pesca e segmento de eventos e turismo voltados a atividades pesqueiras esportivas, entre outros.

“O governador Carlos Massa Ratinho Junior tem uma visão muito particular do segmento, porque além dos pescadores artesanais, que sobrevivem da pesca, a atividade dos chamados piloteiros está fortemente ligada ao turismo, uma indústria limpa, que gera muitos empregos, e que apresenta um potencial de crescimento muito grande no Paraná por conta da série de represas e grandes rios”, explica Heraldo Neves, diretor‐presidente da Fomento Paraná.

A Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas trabalha com alguns tipos de atividades: pesca amadora, definida pelo Ibama, que não tem comércio como destino; pesca esportiva, que envolve uma grande quantidade de eventos; e pesca comercial, utilizada para subsistência (nesse caso, apenas no Litoral do Paraná são cerca de 7 mil profissionais).

A intenção é que a linha de financiamento possa auxiliar toda a cadeia, dos fabricantes aos comerciantes de materiais; dos profissionais, para melhorarem suas estruturas; e também das atividades de pesca associadas ao turismo, como hotéis, pousadas e marinas.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário