quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Agronegócio

Paraná ganha Centro de Melhoramento Genético de Equídeo

 

A UniFil e a Agropecuária Roda Viva inauguram no dia 7 de abril o Centro de Melhoramento Genético (CMG) de Equídeos, o primeiro do Paraná a trabalhar com seleção de muares, asininos e equinos, para aprimoramento de raças, formação de animais de elite para competições e também para lida no campo. Com equipe especializada e completa estrutura, está preparado para realizar coleta de sêmen, transferência de embriões, inseminação artificial, doma e adestramento.

O CMG possui mais de 100 baias cobertas, espaço maternidade, laboratórios, três pistas – uma para marcha, outra para provas de laço e tambor e mais uma para demonstração de animais, diversos piquetes de pastagem e manejo, recinto de leilões e área administrativa. Atualmente conta com plantel de 200 equídeos e equinos. A capacidade é para abrigar mais de 250 exemplares, inclusive no sistema de locação de espaços para alojamento e preparação de animais.

A criação do Centro de Melhoramento Genético une o suporte científico e acadêmico da UniFil, com o curso de Medicina Veterinária e o Hospital Veterinário, e a experiência e conhecimento da Agropecuária Roda Viva, que há 13 anos mantém criatório de equídeos e genética de qualidade, com diversos animais campeões nas principais exposições do país. Alunos da UniFil atuam como estagiários, acompanhando todo trabalho de melhoramento genético e manejo animal no CMG, que tem em seu quadro veterinários, treinadores e tratadores.

“A parceria abre novo campo de estudos e práticas para professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. Além disso, colocamos toda nossa estrutura de laboratórios e Hospital Veterinário para ampliar o desenvolvimento genético, aperfeiçoar programas nutricionais e assegurar atendimento médico aos animais. Vamos agregar serviços e tecnologia ao trabalho da Agropecuária Roda Viva”, afirma o reitor Eleazar Ferreira.

O plantel do CMG é formado por mulas e burros (muares), jumentos e jumentas (asininos) e cavalos e éguas (equinos). “Temos animais que são grandes campeões nacionais, de qualidade comprovada em avaliações e julgamentos em diversos locais do Brasil”, diz o criador Donizeti Santos. “Nossa genética já é reconhecida nacionalmente e vamos incrementar o CMG como um centro de referência de criação e comércio de animais”, acrescenta.

Inauguração

O Centro fica em Cambé, na Estrada Bratislava, numa propriedade destinada especialmente à atividade. Confira a agenda de inauguração: dia 7, às 9 horas, 1ª Prova de Marcha de Muares UniFil/CMG Equídeos, em seis categorias; dia 8, às 9 horas, 1ª Cavalgada com saída do Hospital Veterinário da UniFil e chegada no CMG; e dia 14, leilão na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Toda programação tem a chancela da Associação Brasileira de Criadores de Jumento Pêga.

 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário