quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Fruticultura

Paraná produziu 1,44 milhão de toneladas de frutas em 2016

O Paraná está entre os oito maiores produtores de frutas do Brasil. De acordo com pesquisa do Departamento de Economia Rural (Deral), em 2016, a produção foi de 1,44 milhão de toneladas, o que representa 3,6% da nacional.

O estado já é líder na produção de feijão e proteína animal e avança também na fruticultura.

O cultivo de frutíferas é desenvolvido de norte a sul do estado por cerca de 27 mil produtores.

Na safra de 2016, a produção de frutas ocupou uma área de 60,3 mil hectares, gerando uma renda bruta de R$ 1,5 bilhão, ou 1,7% do Valor Bruto de Produção (VBP) da agricultura paranaense. Entre 2007 e 2016, o segmento registrou crescimento de 2,9%.

Parte dessa alta é decorrente de um trabalho integrado entre os produtores rurais, a Secretaria de Estado da Agricultura, por meio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), e parceiros, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Com o suporte da pesquisa agropecuária, apoio e o empenho de fruticultores, produzem-se hoje no Paraná espécies de clima temperado em regiões quentes, bem como fruteiras tropicais e subtropicais em microclimas nas regiões mais frias”, destaca Paulo Fernando de Souza Andrade, engenheiro agrônomo do Deral que acompanha o setor.

Apoio – No Paraná, os produtores exploram cerca de 35 frutas, com destaque para laranja, banana, melancia, tangerina, uva, maçã, limão, abacate, morango e goiaba. Juntas, elas representam 93,1% de toda a produção do Paraná.

Além de dar suporte à cultura de frutas economicamente expressivas, o estado também dá assistência aos pequenos produtores, a exemplo do abacaxi, que encontrou clima e temperatura ideais nas terras do noroeste do Paraná.

Cerca de 60 produtores, sendo 80% deles provenientes da agricultura familiar, plantam em uma área de 360 hectares.

Na safra de 2017/2018, esses produtores produziram 30 mil quilos de abacaxi por hectare.

“Apoiamos os agricultores por meio da assistência técnica especializada, dicas sobre empreendedorismo, visitas a outras regiões produtoras e capacitação, sempre trabalhando para desenvolver e melhorar a organização da produção, além da comercialização dos alimentos”, afirma Ricardo Domingues, engenheiro agrônomo da unidade municipal da Emater de Santa Isabel do Ivaí.

Para o produtor João Henrique Domingues, que também é presidente da Associação de Produtores de Abacaxi do Noroeste do Paraná (Aproanp), o trabalho da Emater e de outras organizações foi essencial para o desenvolvimento da região.

“A cultura do abacaxi só se consolidou aqui por causa desse apoio das instituições”, afirma Domingues, que tem aproximadamente 400 mil pés da fruta em uma área de 12,1 hectares.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário