domingo, 22 de setembro de 2024

Agronegócio

Paraná terá laboratório de inovação no setor agropecuário

tecnologia agronegócio

Paraná terá o primeiro Laboratório público brasileiro de Inovação para o setor agropecuário, o i-Lab Agro.  É uma  iniciativa para tornar o estado mais competitivo também na área de tecnologia para o agronegócio, da mesma forma que já é na produção de alimentos. O lançamento on-line será nesta quarta-feira(2), às 15 horas. As inscrições para acompanhar o evento e as demais palestras gratuitas, podem ser feitas no site  agrogov.live    .

A ideia nasceu na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e envolverá o trabalho de outros órgãos do Sistema Seagri – Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR- PR) e Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa).

“Começamos a estudar os modelos de inovação e projetos e chegamos à conclusão de que o tipo de estrutura seria um laboratório de inovação”, disse o gerente de Apoio Técnico da Adapar, Alessandro Casagrande. Com a experiência adquirida em outros projetos, a Paraná Projetos, órgão ligado à Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento devem elaborar a prototipação do laboratório.
O lançamento do projeto contará com palestras de representantes da Embrapa, Frísia Cooperativa Agroindustrial e Banco Mundial, que falarão sobre as experiências em laboratórios de inovação. A previsão é que nas próximas seis quartas-feiras, até meados de outubro, outros modelos sejam discutidos, com a intenção de ter referências nacionais e internacionais sobre inovação em governo, economia comportamental e transformação digital.

Posteriormente, serão promovidos eventos para capacitação de facilitadores e mentores em metodologias de inovação, que terão a tarefa de conduzir oficinas de ideação e prototipação do laboratório para iniciar o processo de priorização de iniciativas de inovação a serem desenvolvidas na primeira fase.

Para tornar o Paraná ainda mais competitivo no agronegócio, o governo estadual destinou a Granja do Canguiri, ex-residência oficial dos governadores, para se transformar na Escola Agrícola 4.0. A área de 27 mil metros quadrados funcionará como suporte às atividades do Colégio Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, que fica ao lado. Na unidade de ensino serão oferecidas disciplinas relacionadas à inovação e ao uso de tecnologias aplicadas à agricultura familiar.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário