quarta-feira, 19 de junho de 2024

Cooperativismo

Parceria leva informações sobre saúde animal e ordenha a cooperadas da Coopavel

Tags: Cooperativismo, coperelas, mulheres, ordenha

Cerca de 400 cooperadas terão a chance, ao longo de 2023, de participar de um projeto inédito nos 52 anos da Coopavel. Em parceria com a Virbac e Basso Pancotte, a Cooperelas vai levar informações especializadas sobre ordenha a produtoras rurais de toda a área de atuação da cooperativa, no Oeste e Sudoeste do Paraná. A meta é realizar três encontros por mês de agora até o fim do ano, melhorando o entendimento da mulher cooperada sobre uma atividade cada vez mais importante para o dia a dia da propriedade rural, informa o presidente Dilvo Grolli.

As três primeiras etapas do projeto Com Elas na ordenha vão ser realizadas na terça, quarta e quinta-feira, 21, 22 e 23 de março, respectivamente nas cidades de Espigão Alto do Iguaçu, Santa Izabel do Oeste e Santa Helena. A expectativa é que 15 mulheres participem de cada um dos encontros, que terá duração de duas horas. As filiais da Coopavel contribuem com a divulgação e o convite às cooperadas. A participação é gratuita. O objetivo da capacitação é levar conhecimentos técnicos às mulheres para que, além de cuidar ou de auxiliar nas atividades de produção de leite da propriedade, elas possam definir e decidir sobre o futuro do negócio.

Dois técnicos da Virbac serão os responsáveis em repassar informações sobre prevenção, identificação de problemas e tratamento de vacas em lactação. Eles darão dicas também sobre formas corretas de manejo, produção e qualidade do leite. Em cada município, a propriedade de uma cooperada que atua com a pecuária de leite será escolhida e servirá de base para o treinamento. Ao mesmo tempo em que disseminarão novos conhecimentos, os técnicos esclarecerão eventuais dúvidas que surgirem. “O desafio é envolver a cooperada com a atividade e fazer dela a gestora do negócio”, segundo Fernanda, animada com os resultados que o projeto poderá alcançar.

A parceria

Desde o ano passado, Cooperelas, Virbac e Basso Pancotte dialogam sobre a parceria que agora chega à prática. A Cooperelas é um grupo formado há quase dois anos na Coopavel voltado a integrar cooperadas ao universo do campo. Para 2023 estão previstos treinamentos nas áreas técnica, do empreendedorismo e do protagonismo feminino. O projeto tem a colaboração de cerca de 40 facilitadoras das filiais da Coopavel, que dão suporte e servem de primeiro contato com as mulheres cooperadas.

A Virbac é uma empresa veterinária francesa fundada em 1968. Ela atua no Brasil desde 1987 a partir da cidade de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo. A Basso Pacontte, por sua vez, é uma distribuidora de produtos voltados ao agronegócio. O negócio da empresa vai além do comércio: está voltado à geração de resultados aos seus clientes e consumidores. A Basso Pancotte tem 35 anos de história.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário