sexta-feira, 14 de junho de 2024

Agronegócio

Pedro Lupion é o novo presidente da FPA

Tags: agroindustria, agronegócio, Cooperativismo, crédito

O retorno das reuniões ordinárias da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), nesta terça-feira (07/02), marcou, também, o primeiro encontro de deputados e senadores na casa sob o comando do novo presidente, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR). Com a presença do deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, a transmissão de cargo foi realizada com agradecimentos ao ex-líder da bancada, deputado Sérgio Souza (MDB-PR).

Porta-voz 

Além das boas-vindas aos novos membros e os cumprimentos aos rostos já conhecidos, Lupion fez questão de destacar a importância da FPA dentro do Congresso Nacional e do orgulho em se tornar o porta-voz do setor que, segundo ele, segue sendo o principal pilar econômico e social do Brasil. “Quero receber com alegria os parlamentares e desejar um feliz retorno aos que continuam na FPA. Mesmo com as agendas concorrentes, nossa sala está lotada. Isso mostra a importância da nossa bancada e a necessidade de nossos temas serem parte primordial dos interesses do país. Meu orgulho de falar como presidente é de quem viu essa Frente nascer e se tornar a mais atuante e responsável que temos notícia”, disse.

Agro

O presidente eleito para o biênio 2023-2025 também ressaltou o prestígio do agro ao receber o presidente da Câmara na primeira reunião da 57ª legislatura, que de acordo com Pedro Lupion, é uma mostra do compromisso do parlamento com o desenvolvimento da nação. “Não se faz absolutamente nada sem o setor agropecuário e a presença do presidente Lira aqui traz a dimensão do nosso tamanho e da relevância do setor para o Brasil. Isso aumenta a necessidade de seguirmos com empenho e competência, colocando nossos esforços à serviço o Brasil”.

Diálogo

Da mesma forma, o deputado federal Arthur Lira, afirmou que o agro será fundamental na caminhada para um país que deseja crescer, gerar emprego, renda e cuidar de quem produz. Para o presidente que comandará a Câmara no próximo biênio, o diálogo deve se manter de forma respeitosa também com o Senado, para a solução de qualquer problema. “Diminuir as tensões é primordial para que haja desenvolvimento. Nosso apelo é para que Câmara e Senado possam conversar juntos para fazer da FPA essa bancada de destaque e qualidade nesse próximo mandato e que as pautas cheguem e tenham amplo debate”.

O deputado federal Pedro Lupion, que assumiu a presidência da bancada no dia 1º de fevereiro, agradeceu ao deputado Sérgio Souza. “Conheço o Sérgio quando ele ainda advogava no Paraná e pude ver toda a caminhada que ele construiu para o sucesso do agro e do Brasil. Me orgulha sucedê-lo e me dá uma imensa satisfação em ver o trabalho da bancada dando certo no parlamento, por isso, quero agradecer a ele e a todos que vieram antes para que isso fosse possível.

O deputado Sérgio Souza ressaltou os 12 anos como membro da bancada e os aprendizados que adquiriu em mais de uma década. “Aprendi com o Nilson Leitão, com a Tereza Cristina, Marcos Montes, Homero Pereira, e outros tantos colegas. Vimos tramitar pautas que não tramitavam há décadas, como no caso dos Pesticidas e agora passamos a liderança para o Pedro Lupion, que tem no sangue a política voltada ao agro, que é o pilar econômico e social do Brasil”. Durante a reunião, os parlamentares reforçaram que desejam a recomposição do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, com o retorno da Conab e do Cadastro Ambiental Rural, assim como do INCRA. “Como faremos um Plano Safra sem a Conab, órgão que pensa o Agro? Usaremos toda articulação possível para manter preservada a estrutura”, disse Lupion.

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário