sexta-feira, 06 de setembro de 2024

Notícias

Plantio de soja vai a 3,4% e é o mais lento em 10 anos

Tags: estiagem, plantio, sojam nilho

Com pouca chuva e temperaturas muito altas, o plantio da safra 2020/21 de soja continuou lento na semana passada. Levantamento da AgRural mostra que 3,4% da área estimada para o Brasil estava semeada até quinta-feira (08), índice mais baixo para essa época do ano desde a safra 2010/11. Uma semana antes, 1,6% da área estava plantada. Um ano atrás, o plantio da safra passada estava em 11,1%.

Apesar do registro de chuvas em algumas áreas produtoras na semana passada, os volumes foram irregulares e mal distribuídos. Com pouca umidade no solo e temperaturas elevadas, foram poucas as regiões em que as condições melhoraram a ponto de permitir o avanço do plantio.

Com atraso significativo em Mato Grosso e no Paraná, ganha força a expectativa de que haverá muito pouca soja pronta para colher em janeiro. Mas, com chuvas mais generosas registradas no fim de semana em alguns estados, espera-se que o ritmo dos trabalhos melhore nesta semana que está começando.

Milho verão está 39% plantado; chuvas seriam bem-vindas

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2020/21, o “milho verão”, chegou na quinta-feira (08) a 39% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, em linha com a média de cinco anos, mas atrás dos 45% um ano atrás.

Os trabalhos seguem concentrados nos três estados do Sul, já que São Paulo, o primeiro dos demais estados a iniciar a semeadura, ainda estava muito seco na semana passada. Ainda não há relatos de perda de potencial nas áreas mais adiantadas, mas lavouras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina sentiram a falta de umidade na semana passada.

Fonte: AgRural

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro
Coluna 204 - Congresso Brasileiro de Sementes: inovação, pesquisa e sustentabilidade
06/09/2024

A Coluna Conexão Agro traz entrevista com Fernando Henning, presidente do XXII Congresso Brasileiro de Sementes, um dos maiores e mais importantes eventos tecnico-científicos do setor de sementes. Evento vai acontecer de 10 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário