sexta-feira, 14 de junho de 2024

Agronegócio

Prazo para substituir nota é prorrogado para 1º de maio de 2024

pesquisa
Tags: agricultura familiar, agronegócio

Os produtores rurais têm mais 10 meses para encerrar o uso de notas fiscais de papel e passarem a adotar apenas notas fiscais eletrônicas. Inicialmente, os agropecuaristas tinham até 1º de julho de 2023 para fazer essa adaptação. A partir de um novo ajuste do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), publicado no dia 14 de abril, a data-limite para uso dos documentos em papel vai até 1º de maio de 2024. A mudança foi oficializada por meio do Despacho nº 21/23, que trouxe a publicação do Ajuste Sinief nº 13/23, que alterou a cláusula primeira do Ajuste Sinief nº 10/22.

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) foi uma das entidades que pautou o pleito de ampliar o prazo para a adaptação por parte dos produtores rurais. “Nós entendemos que a modernização vai trazer benefícios a todos os elos da cadeia produtiva, mas uma mudança com essa precisa de tempo para assimilação. A área rural tem inúmeras particularidades e nem todos conseguiriam se adaptar ainda”, pontua Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A decisão de aumentar o prazo foi anunciada após uma reunião que contou com a participação de representantes das Secretarias da Fazenda estaduais de todo o Brasil. A FAEP contribuiu de forma significativa com o alinhamento da pauta, assim como outras federações e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Nesse caso, a sintonia é fundamental, já que para fazer aprovações de pautas no Confaz é preciso alcançar unanimidade – o que ocorreu na prorrogação de prazo que beneficia produtores rurais.

Fonte: Sistema Faep/Senar-PR

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário