sábado, 07 de setembro de 2024

Avicultura

Preço em alta do frango vivo, aumenta poder de compra do produtor

granja de frango
Tags: aves, avícola, avicultura, bovinos

As novas valorizações do frango vivo vêm garantindo recuperação no poder de compra do produtor frente aos principais insumos da atividade: milho e farelo de soja. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), no mercado de frango, a demanda aquecida pela carne tanto do mercado interno, especialmente, quanto do externo faz com que vendedores elevem os preços, até mesmo para garantir uma margem, uma vez que os custos de produção estão bastante elevados.
Quanto aos insumos, segundo a Equipe Grãos/Cepea, no mercado do milho, a retração de vendedores e a preocupação com o clima resultaram em aumento nos preços na maior parte deste mês. Para o farelo de soja, a Equipe Grãos/Cepea indica que as boas demandas interna e externa têm elevado as cotações.

Bovinos

Já o baixo volume de animais prontos para abate no mercado brasileiro segue sendo confirmado por dados oficiais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), de janeiro a junho deste ano, foram abatidos no Brasil 13,61 milhões de animais, 7,28% a menos que no mesmo período de 2020 e expressivos 14,21% abaixo do de 2019.
Trata-se, também, do menor volume desde o primeiro semestre de 2009, quando o total abatido foi de 13,38 milhões de animais. Pesquisadores do Cepea ressaltam que o menor volume de gado ao longo do primeiro semestre manteve em alta os preços da arroba em praticamente todas as regiões produtoras do País.
Suínos 
Os preços das carnes suína e de frango estão em alta no atacado da Grande São Paulo neste mês. Por outro lado, os valores da proteína bovina se enfraqueceram no período. Segundo pesquisadores do Cepea, este cenário tem levado as cotações da carcaça suína a se aproximarem das substitutas, movimento que reduz a competitividade frente à bovina, mas aumenta na comparação com a de frango. Quanto à carne suína, a elevação dos preços está atrelada à demanda firme por suínos para abate e pela carcaça. Cenário similar é observado para a carne de frango, que também registra boa procura externa. Em relação à carne de boi, consumidores estão resistentes, de modo geral, ao alto valor do produto. Dessa forma, leves reajustes negativos têm ocorrido de maneira gradativa.

Fonte: Cepea-Esalq/USP

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro
Coluna 204 - Congresso Brasileiro de Sementes: inovação, pesquisa e sustentabilidade
06/09/2024

A Coluna Conexão Agro traz entrevista com Fernando Henning, presidente do XXII Congresso Brasileiro de Sementes, um dos maiores e mais importantes eventos tecnico-científicos do setor de sementes. Evento vai acontecer de 10 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário