quarta-feira, 19 de junho de 2024

Notícias

Prevenção à influenza aviária ganha livro digital com material multimídia do Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acaba de lançar o livro digital “Diálogos para Prevenção da Influenza Aviária”, como parte da campanha “Influenza Aviária? Aqui não!”. O e-book, que agrega vídeos, mensagens de voz, de texto e infográficos, deve ser utilizado em projetos e atividades educativas e permite que seu conteúdo seja replicado nas mídias sociais, aplicativos de mensagens eletrônicas ou mesmo impresso.

O livro é resultado de um esforço de vários autores que se dedicaram para produzir o melhor conteúdo, de forma didática e com linguagem acessível. Ele se torna peça essencial de educação sanitária em um momento em que o Brasil redobra a vigilância para evitar a chegada da doença no país. Nesta semana foram confirmados casos na Argentina e no Uruguai. A influenza aviária já está presente também na Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador.

O Brasil lidera a exportação mundial de carne de frango e responde por 35% desse mercado. É também o sexto maior produtor de ovos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), cada brasileiro consome 257 ovos por ano, conforme levantamento setorial realizado em 2021.

“Esta é uma importante e inovadora forma de ensinar, já que emprega as redes sociais e aplicativos de mensagem eletrônica para levar conhecimento às pessoas que trabalham e vivem no campo”, ressalta o professor Luís Fernando Soares Zuin, idealizador da metodologia de ensino-aprendizagem “Diálogos nos territórios rurais”.

O livro é composto por três partes. A primeira contém capítulos introdutórios com informações básicas para o entendimento do tema. Na segunda, é apresentada a metodologia de ensino-aprendizagem “Diálogos nos territórios rurais”, sugerindo um conjunto de atividades e seus caminhos comunicacionais, para que o assunto seja introduzido e trabalhado junto aos educandos.

Na terceira parte podem ser visualizados todos os roteiros das mensagens de voz, de texto, cartazes, infográficos e vídeos. Tudo está disponível no site do Mapa, na página do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/defesa-agropecuaria/proesa), o Proesa, e pode também ser consultado por esse canal.

Diálogos

Este é o quinto livro da série ‘Diálogos” já lançado pelo Mapa. Nos últimos dois anos, foram disponibilizados – sempre de forma gratuita e digital – títulos sobre a Covid-19, a fusariose da bananeira, o uso adequado de produtos veterinários e a peste suína africana. Todos podem ser acessados no site do Mapa.

“São livros que funcionam como uma caixa de ferramentas que contém uma série de materiais didáticos para serem utilizados das mais diferentes formas, tanto em projetos e atividades educativas, quanto na replicação do conteúdo nas mídias sociais”, comenta a auditora fiscal federal agropecuária Juliana do Amaral Moreira Conforti Vaz, chefe do Setor de Educação Sanitária do Departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

A doença

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença muito contagiosa, provocada por um vírus, e que pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres.Não há risco de contaminação pelo consumo da carne ou de ovos. Até este momento, o vírus mais infeccioso e letal, chamado de alta patogenicidade, ainda não foi detectado no nosso país.

Nas aves, a doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são falta de coordenação motora, torcicolo, dificuldade em respirar e intensa diarreia. Qualquer cidadão que encontrar aves com esses sintomas pode notificar a vigilância por meio do site e-Sisbravet ou nos escritórios locais de serviços veterinários oficiais.

>> Acesse o e-book “Diálogos para Prevenção da Influenza Aviária”, como parte da campanha “Influenza Aviária? Aqui não!” neste link

 

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário