quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Agroecologia

Produção de orgânicos cresce 733% em 4 anos na região de Londrina

Diante da crescente demanda por parte dos consumidores em adquirir produtos mais saudáveis, sustentáveis e livres de substâncias químicas, a produção orgânica de Londrina cresce a cada dia.  Nos últimos 4 anos, o número de produtores orgânicos passou de 12 para 100 na região de Londrina, representando aumento de 733% .

Os números são do Programa Paraná Mais Orgânicos, que faz a Certificação de Agricultores Orgânicos. Segundo o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maurício Ventura, que coordena o programa em Londrina e Região, cada vez mais tem aumentado o número de produtores orgânicos na região e isso gera emprego e renda. “Hoje a Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional) dá preferência para alimentos orgânicos para merenda escolar, isso já justifica o programa”, afirma o coordenador.

O programa trabalha com grupos de produtores que se enquadram dentro dos padrões da agricultura familiar, oferecendo desde à capacitação até a certificação e, quando possível, ajuda na inserção de canais de comercialização da produção. Em Londrina são três grupos, mas há também grupos na região de Guaravera, Arapongas, Apucarana, Uraí, Marilândia do Sul e Faxinal.

De acordo com Ventura, o Programa Paraná Mais Orgânicos presta assistência técnica, realiza auditoria e viabiliza a emissão do certificado de conformidade orgânica sem custo, porém ainda há muitos obstáculos a serem superados pelos produtores. “O  produtor tem que ter uma barreira para não vir agrotóxicos de fora pra sua área. Muitas vezes ele tem que produzir sua própria semente, porque não encontra nas casas agropecuárias, enfim, não é fácil mudar um padrão”.

O Paraná hoje é o principal produtor de alimentos orgânicos do Brasil. Conforme levantamento do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a produção ultrapassa 130 mil toneladas por ano.

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário