quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Piscicultura

Produção brasileira de peixes de cativeiro deve crescer 10%

 

 

No ano passado, a produção de peixes de cativeiro cresceu 15% no País

Incentivos à produção de peixes de cultivo, no Brasil, podem fazer a atividade crescer 10% em 2018.  O Paraná é um dos estados produtores que receberam investimentos importantes. A expectativa é de que até o final de março o setor volte a liberar os embarques para a União Europeia, o que deve favorecer o mercado. 

A produção de tilápias tem potencial de crescer 15% neste ano, enquanto a de peixes nativos se manterá no mesmo patamar alcançado no ano passado, de 1,8%.  

Em 2017, a produção de peixes de cativeiro, no Brasil, cresceu 8% , o equivalente a 691,7 mil toneladas. 

“Temos um grande player no Paraná, que entrou no negócio em 2017, que é a C.Vale e veremos o impacto disso em 2018. Ainda temos o início das operações da Tilabras, em Mato Grosso do Sul, o maior projeto do País, e empresas como a GeneSeas, que estão ampliando investimentos”, ressalta o diretor presidente da Associação Brasileira de Pisciculturas (Peixe BR), Francisco Medeiros. 

A C.Vale, citada por Medeiros, é uma cooperativa agroindustrial com atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Possui 148 unidades de negócios, mais de 20 mil associados e 9 mil funcionários. Destaca-se na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, suínos e peixes. 

O diretor presidente da Peixe BR afirma que, além da entrada do Mato Grosso na produção de tilápias, peixe que representou 51% da produção brasileira no ano passado, Goiás deve ampliar a produção por não ter falta de água, assim como Tocantins.  

“Há alguns movimentos nos principais estados produtores que nos garantem que, mesmo que o Brasil pare, vamos ter esse crescimento”, avalia. 

Medeiros afirma que o crescimento previsto para este ano deve se concretizar apesar da indefinição em relação à Secretaria de Aquicultura e Pesca.  

A área, que chegou a ter um ministro próprio, foi incorporada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2015, transferida para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em 2017 e, aguarda, agora, a publicação de um decreto para ser oficialmente uma secretaria especial da presidência. 

A expectativa do setor é de que até o final de março a União Europeia também sinalize positivamente a suspensão da exportação de pescado, ocorrida em janeiro.  

*Com informação do Diário do Comércio & Indústria

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário