quinta-feira, 13 de junho de 2024

Agronegócio

Produção de soja em Mato Grosso do Sul tem aumento de 49,4%

Safra Paraná
Tags: agroindustria, agronegócio, Cooperativismo, crédito

A produção de soja em Mato Grosso do Sul deve alcançar 13,35 milhões de toneladas, um acréscimo de 49,4% em relação à safra de 2021/22. Essa também será a maior produção estadual da oleaginosa, conforme dados da série histórica da Conab, iniciada em 1977. Os números são do terceiro levantamento da safra de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com 98% da semeadura concluída até o final de novembro, os cultivos estão apresentando bom desenvolvimento e aproximadamente 20% das lavouras iniciaram as fases reprodutivas, quando as plantas tornam-se mais susceptíveis aos estresses ambientais devido ao aumento da demanda hídrica, o que exige bons e regulares volumes de chuvas.

A estimativa da área estadual cultivada com soja apresenta um acréscimo de 5,8% em relação à safra passada, atingindo 3,76 milhões de hectares com a oleaginosa em Mato Grosso do Sul. Além disso, até o momento as condições climáticas estão permitindo estimar uma produtividade média de 3.549 kg/ha, o que representa uma recuperação de 41,2% em relação ao último ciclo, o qual foi fortemente prejudicado pelo clima adverso em dezembro e janeiro passados.

A soja corresponde a mais de 98% dos cultivos de grãos realizados em primeira safra em Mato Grosso do Sul. Com o encerramento do vazio sanitário, em 15 de setembro, houve o início da semeadura das lavouras da safra 2022/23. Naquele momento já havia boa umidade no solo e as precipitações seguiram frequentes e com bons volumes até o final de outubro, garantindo adequada germinação e emergência das plantas, proporcionando adequada população de plantas nas lavouras.

Já em novembro, ocorreu significativa redução no volume acumulado, mas a correta distribuição das precipitações manteve disponibilidade hídrica suficiente para o bom desenvolvimento da cultura.

Fonte: Conab

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário