sábado, 14 de junho de 2025

Agronegócio

Produção recorde de algodão, indicador sobe mais de 40% em 2020

Colheita de algodão
Tags: agronegócio, algodão

A produção e a exportação brasileiras de algodão em pluma foram recordes em 2020. Preços atrativos em anos anteriores deram sustentação à produção doméstica. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na temporada 2019/20, a produção brasileira de algodão somou 3 milhões de toneladas, alta de 8% frente à anterior e a quarta consecutiva de avanço.

De acordo com colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), o recorde na produção foi resultado dos aumentos de 3% na área (1,67 milhão de hectares) e de 4,9% na produtividade (1.802 kg/ha) frente à safra 2018/19.

[adrotate banner=”5″]

Entre abril e maio, a paridade de exportação passou a operar acima das cotações internas, indicando a atratividade das vendas internacionais em detrimento das domésticas. E isso estava atrelado ao elevado patamar do dólar. Assim, agentes estiveram focados nas vendas externas. No primeiro semestre, as exportações até foram limitadas pela paralisação das indústrias por conta da pandemia, mas a retomada de todo o setor no segundo semestre no Brasil e no mundo voltou a aquecer as vendas externas e deu o tom altista aos preços domésticos, que chegaram aos maiores patamares nominais da série histórica do Cepea. De janeiro até a quarta semana de dezembro, o Brasil exportou 2,05 milhões de toneladas de pluma, 28% acima do volume de 2019 e um recorde. No físico nacional, o Indicador do algodão em pluma Cepea/Esalq, com pagamento em 8 dias, subiu 41,7% em 2020, fechando a R$ 3,8092/lp no dia 29 de dezembro.

[adrotate banner=”3″]

Fonte: Cepea -Esalq/USP

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

edição gênica Embra Soja workshop lei novas cultivares Conexão Agro
Podcast 227 - Edição gênica reacende debate sobre modernização da lei de cultivares
30/05/2025

A edição gênica está abrindo um novo capítulo na agricultura brasileira. E, com ela, ganha força o debate sobre a atualização da lei de proteção de cultivares. O assunto foi destaque durante o Workshop Embrapa 50 anos – histórico e perspectivas

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário