quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias

Produtores já preparam projetos de financiamento para o Plano Safra 23/24

Tags: cooperativa, financiamento, Sicredi

O Plano Safra 23/24 só será lançado no dia 1 de julho, mas a hora de o produtor preparar seus projetos de financiamento é agora. Muitos, aliás, já entregaram suas propostas aos agentes financiadores.
Na verdade, é essencial se planejar para ter mais chances de ter acesso aos financiamentos em condições mais atrativas. O assessor Agro da cooperativa de crédito Sicredi Dexis – uma das maiores repassadoras de crédito rural do país -, Leandro Quaglio, observa que, devido ao aumento constante das taxas de juros que ocorreram, principalmente, no período de pós-pandemia para controlar a inflação, muitos produtores querem taxas mais atrativas.

“E hoje, as taxas mais atrativas e com melhores prazos, estão dentro do plano safra, que todo ano abre em 1 de julho. Só que a gente sabe que, pelo Plano Safra ter taxas e prazos mais atrativos, os recursos são concorridos e escassos. Por isso é importante já subir essas propostas e deixá-las em stand by para que quando abrir o período de cadastramento dos financiamentos, os produtores tenham mais chances de ter acesso a essas linhas”, alerta.

O assessor comenta que a cooperativa procura estimular os associados e fazer o planejamento para que suas propostas consigam pegar as melhores linhas do mercado. “Por isso, antecipadamente, a gente faz o levantamento e estocagem de propostas nas agências pra que quando o Plano Safra abrir, nossos produtores tenham acesso mais rápido”.

Uma proposta de financiamento exige, muitas vezes, uma extensa documentação. Camila Guerreiro Bottacin, assessora de crédito fez todo o assessoramento ao projeto de financiamento de placas de energia solar do produtor Maucir Mazziero ano passado. Ele apresentou a proposta em março de 2022. Embora tenha se adiantado, o processo, que é lento, só foi concluído em 25 de julho do mesmo ano.

“Foram necessários mais de 50 documentos”, atesta ela. Mas o resultado valeu bastante a pena. Pela primeira vez em toda a Regional Norte da Sicredi Dexis, uma proposta envolveu duas linhas de crédito de agentes financiadores distintos: o Fundo Clima, do BNDES, e o Promove Sul, linha de crédito exclusiva para o Sul do País disponibilizada pelo BRDE. “Foram vários estudos até encontrarmos essa solução que foi bastante benéfica para nosso associado”, comenta ela.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário