sexta-feira, 12 de julho de 2024

Notícias

Programas e ações do Mapa são apresentados a prefeitos de todo o país

Tags: MAPA, Ministério da Agricultura, política

Prefeitos e vereadores de diversos municípios brasileiros puderam conhecer melhor os programas e ações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ontem (28). Aproveitando a estadia dos gestores municipais em Brasília para a XXIV Marcha dos Prefeitos, o Mapa realizou um evento em seu auditório para apresentar a estrutura e tirar dúvidas.

O ministro da Agricultura e Pecuária em exercício, Irajá Lacerda, transmitiu a mensagem do ministro Carlos Fávaro, que está em missão oficial na China, ressaltando que o Mapa está de portas abertas para todos os prefeitos do país.

“Vocês representam as demandas da população e esse é um movimento verdadeiro, forte e legítimo para o desenvolvimento das nossas políticas. Queremos andar alinhados com as prefeituras porque sabemos que são elas que desenvolvem as políticas públicas na ponta, e onde podemos trazer resultados para as pessoas que mais precisam do poder público”, disse Lacerda.

Os prefeitos conheceram o trabalho das cinco secretarias do Mapa: Secretaria-Executiva, Secretaria de Política Agrícola (SPA), Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) e Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI).

O prefeito de Poxoréu (MT), Nelson Paim, está no segundo mandato e conta que é a primeira vez que ele vê uma ação como essa no Mapa, de abrir as portas para os prefeitos do Brasil inteiro. “Esse é um dos ministérios mais importantes para os municípios, principalmente aqueles que têm atividade agrícola. Fiquei feliz em estar aqui ouvindo e conhecendo melhor os secretários do Ministério da Agricultura”, disse.

O município de Borebi (SP), tem produção agrícola voltada para cana-de-açúcar, laranja e eucalipto. Por isso, o prefeito Anderson Pinheiro de Gois, conhecido como Chiquinho, veio buscar orientações sobre os programas e convênios disponíveis no Mapa. “Essa aproximação é importante porque traz o Ministério junto aos prefeitos para dar oportunidade e mostrar os programas que podem ser feitos nos municípios”.

Atendimento

Até a próxima quinta-feira (30), a Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Mapa estará recebendo os prefeitos para explicar as ações realizadas pela pasta. Além de orientações importantes, os prefeitos receberão cartilhas informativas de emendas parlamentares, produzidas pela SDI sobre temas como máquinas e equipamentos, capacitação e eventos, insumos, estradas vicinais e contrato de repasse..

A Assessoria Parlamentar está auxiliando os visitantes em consultas de assuntos de Convênios (Ação 20ZV), Programas 2023, Plataforma Transferegov.br, além das Emendas Parlamentares em execução desta pasta. O atendimento está sendo feito das 9h às 12h e das 14h às 16h30, na sala 2009 do Anexo B.

Fonte: MAPA

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

A selective focus shot of a green plant in the field
Coluna 198 - 73% das propriedades de soja no Brasil são de pequenos produtores
03/07/2024

Levantamento da Embrapa Soja, com base em dados do IBGE, de 2017, desmistifica a visão de que a soja é cultivada apenas por grandes produtores. Confira reportagem na coluna Conexão Agro.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário