quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias

Proposta para nova rastreabilidade bovina é apresentada em Brasília

rebanho bovino
Tags: bovinos, CNA, rastreabiulidade, tecnologias

 

Simplificar a rastreabilidade bovina no país, este é o objetivo da nova proposta de identificação animal apresentada pela Comissão de Pecuária da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em Brasília, durante a Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina promovida pelo MAPA. O presidente da Associação Novilho Precoce MS e vice-presidente da Comissão, Rafael Gratão, explicou que essa é uma demanda do próprio MAPA solicitada à Comissão, que está sendo levada adiante.

“A CNA montou um grupo de trabalho que empenhou reuniões com vários elos da cadeia pecuária, durante um ano e meio, para que a proposta fosse desenvolvida. Ela busca uma identificação animal mais simplificada, diferente das exigidas hoje por protocolos como o Trace e Hilton, que demandam alto investimento para o produtor. Queremos tornar a rastreabilidade mais acessível, e com isso termos uma maior adesão por parte dos produtores”, pontua Gratão, indicado para ocupar a cadeira na Comissão, representando a Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul).

De acordo com a nova proposta, os custos serão apenas para aquisição do brinco e a mão de obra de instalação, porém, as exigências dos protocolos para o mercado externo continuarão em vigor.

“A intenção é organizar uma base de dados que servirá como apoio para todos os protocolos do Brasil. Então o animal vai ser identificado na primeira movimentação da fazenda, quando é vendido ou transferido a outra propriedade, e esse número vai com ele até no dia do abate. A proposta tem um período de 8 anos para adaptação e tem adesão voluntária”, enfatiza.

Segundo o presidente da Comissão, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, o banco de dados ficará a cargo da CNA e não estarão disponíveis de forma pública.

“Nós temos tecnologias suficientes para facilitar essa adesão. As novas ferramentas que surgem diariamente estão chegando para ajudar o pecuarista no manejo produtivo e na operação”, afirmou o presidente.

A proposta aguarda as considerações da Câmara Setorial antes de ser protocolada junto ao MAPA.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário