quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Biotecnologia

Protetor solar de planta aumenta em até 39% a produtividade do algodão

algodão

Um produto inovador capaz de aumentar em até 39% a produtividade do algodão, incrementar de 39 sacas por hectare na produção de batata e elevar de 73 para 82 sacas de soja por hectare obtido em um experimento realizado numa fazenda em Chapadão do Sul/MS. Esses são alguns ganhos obtidos por produtores que aplicaram o Protex, produto que funciona como um “protetor solar” para diversas culturas, protegendo-as da insolação e da radiação UV.

Os resultados foram divulgados na palestra Proteção Solar e Redução de Estresse Climático, proferida pelo engenheiro agrônomo Flávio Humberto Soares, diretor de Comércio Exterior da Santa Clara Agrociência, empresa que desenvolve e fabrica o produto. “Na América Central, que é uma grande exportadora de frutas para os Estados Unidos e União Europeia, já se utiliza esse tipo de produto, principalmente os agricultores que têm uma preocupação com a qualidade final da safra”, afirma Soares. Segundo ele, a Santa Clara exporta para quase toda América Latina e o Brasil já utiliza em algumas regiões. A expectativa é que o produto ganhe o mercado interno brevemente.

Os benefícios do uso do Protex destacados durante a palestra são resultados de aumento da fotossíntese, da redução na temperatura média das plantas, da melhor formação de frutos e flores, da redução do abortamento de plantas e do aumento do peso de grãos e frutos. “Tudo é conseguido graças a pulverização do produto que incorpora as mais avançadas tecnologias e, em razão disso, permite que não sai com a chuva, representando, portanto, um aprimoramento em comparação com produtos semelhantes que já são empregados há vários anos, sobretudo, nas culturas de frutas em geral”, afirmou o agrônomo e diretor de Comércio Exterior da Santa Clara Agrociência.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário