quarta-feira, 19 de junho de 2024

Destaques

Pulverização de soja com drones terá destaque em Dia de Campo na Embrapa Soja

Tags: drone, pesquisa, pulverização, soja

O tradicional Dia de Campo de verão, promovido pela Embrapa Soja, em parceria com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa, será realizado na sexta-feira (3 de março), das 8h às 12h, na Vitrine de Tecnologia da Embrapa Soja, em Londrina (PR). A programação irá contemplar temas divididos em cinco estações técnicas: Pulverizações de soja com drones agrícolas, Bioinsumos no sistema de produção, Benefícios da Tecnologia Block no manejo de percevejos, Cultivares de Feijão e Cultivares de Soja. Em caso de chuva, o evento será realizado no auditório da Embrapa Soja.

Aplicação com drones

Os pesquisadores da Embrapa Soja estão realizando diversas pesquisas para avaliar o desempenho dos drones agrícolas como veículos de pulverização no controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Alguns resultados serão apresentados aos participantes do Dia de Campo, assim como a demonstração de pulverização com drones.

O pesquisador Rafael Soares explica que os drones vêm sendo comparados com outros métodos, como tratores e pulverizadores costais, para aplicação de produtos químicos e biológicos. Soares vem avaliando parâmetros técnicos para o uso de drones visando o controle da ferrugem asiática. Com o objetivo de avaliar a pulverização de fungicidas no controle da ferrugem-asiática, Soares vem comparando os diferentes métodos de aplicação: drone, tratorizado de arrasto e costal pressurizado por CO2.

No controle de pragas, já foram avaliadas aplicações para percevejo-marrom e a lagarta Rachiplusia nu. Em relação aos percevejos, o pesquisador Samuel Roggia, explica que o uso de drones é capaz de atingir a praga em partes das plantas de soja que, normalmente, não são alcançadas pelos métodos tradicionais de pulverização, como o interior do dossel (parte aérea da planta). Roggia vem pesquisando também as diferentes aplicações do inseticida biológico baculovirus no controle da lagarta Rachiplusia nu, que não vem sendo controlada eficientemente pela soja Bt (modificada geneticamente com genes da bactéria Bacillus thuringiensis), devido à resistência do inseto. De acordo com o pesquisador, a aplicação de baculovirus exige condições ambientais específicas e estágio de desenvolvimento adequado das lagartas. “Nesse contexto, a pulverização com drone representa uma vantagem operacional importante, porque permite realizar aplicações em situações em que há restrição para a sua realização com trator, por exemplo, logo após uma chuva, com o solo muito úmido”, ressalta.

Bionsumos

Outro tema de destaque no Dia de Campo será será a apresentação do uso de bioinsumos em diferentes sistemas de produção. Os pesquisadores Mariangela Hungria e Marco Antonio Nogueira, da Embrapa Soja, irão demonstrar as vantagens da adoção de inoculantes tanto na cultura da soja, quanto no milho e na braquiária. Em soja, a coinoculação das sementes com as bactérias Rhizobium fixadoras de nitrogênio (N) e Azospirillum que promovem o aumento do sistema radicular, proporciona vários benefícios, como maior aproveitamento dos fertilizantes, favorece a planta em situações de estresse hídrico, promovendo o incremento da produtividade pela maior capacidade de absorção de nutrientes e água pelas raízes.

No caso do milho, os resultados de pesquisas indicam que sementes inoculadas com a bactéria Azospirillum brasilense (estirpes Ab-V5 e Ab-V6) tem possibilidade de redução em 25% a adubação nitrogenada de cobertura, considerando a dose de 90 quilos (kg) por hectare de Nitrogênio. Permite ainda um incremento médio de 3,1% na produtividade de grãos.

Por outro lado, a tecnologia de inoculação de pastagens associa microrganismos com propriedades multifuncionais (Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens) e tem potencial para aumentar, em média 22% a produção de pastagens com braquiária. No caso da bactéria Azospirillum, a inoculação via sementes ou via foliar resultou em aumento médio de 13% na concentração de N e de 10% na de K. Por sua vez, a inoculação com Pseudomonas via sementes ou foliar resultou em incremento, na biomassa, de 11% no potássio (K) e de 30% no fósforo (P).

Tecnologia Block

Também serão apresentadas no Dia de Campo as cultivares com a genética Block, que têm maior tolerância aos percevejos, praga que suga as vagens e os grãos de soja. A tecnologia minimiza a ação destrutiva dessa praga e é compatível com o uso de inseticidas, permitindo uma melhor convivência com os insetos no campo. A adoção de cultivares tolerantes incrementa as diversas táticas utilizadas no Manejo Integrado de Pragas (MIP-Soja). A pesquisadora Clara Beatriz Hoffmann explica que as cultivares de soja tolerantes aos percevejos, quando comparadas às cultivares suscetíveis – submetidas à mesma população de pragas – apresentam menor perda (rendimento, qualidade de grãos, entre outras).

Soja – Entre as cultivares de soja, estarão em demonstração quatro cultivares convencionais (BRS 539, BRS 511, BRS 546 e BRS 317) e 10 transgênicas (BRS 1054 IPRO, BRS 1061IPRO, BRS 1064 IPRO, BRS 1003 IPRO, BRS 1056 IPRO, BRS 388RR, BRS 559RR, BRS 2562 XTD, BRS 2560XTD, BRS 2558 XTD).

Feijão – A Embrapa também estará demonstrando as cultivares de feijão para o Paraná: BRS Estilo, BRS FC310, BRS FC415, BRS FC402, BRS FS311, BRS FP403.

Programação das Estações Técnicas

– Bioinsumos no sistema de produção

– Benefícios da Tecnologia Block no manejo de percevejos

– Pulverizações de soja com drones agrícolas – Samuel/Rafael

– Cultivares de Feijão

– Cultivares de Soja

SERVIÇO – Dia de Campo de Verão

Data: 3 de março
Horário: 8h às 12h
Local: Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja – Rod. Carlos João Strass, s/n, Distrito de Warta, Londrina (Paraná).
Inscrição: www.embrapa.br/soja/dia-de-campo

Fonte: Embrapa Soja

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna 197 - IAT conclui adequações na regulamentação da suinocultura
19/06/2024

Coluna Conexão Agro na UEL FM destaca a proposta de adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná preparada pelo IAT e o novo Plano Safra, que será anunciado na próxima semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário