O ar quente úmido que predomina sobre o Brasil e a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, geram grandes áreas de instabilidade sobre o país. Nuvens carregadas crescem em todas as regiões do país e provocam fortes pancadas de chuva em muitos estados. Estas áreas de instabilidade se espalham pelo litoral e pelo interior do país provocando muita chuva.
Região Sul
Situação de alerta para muita chuva no leste de Santa Catarina atingindo toda a Grande Florianópolis. Ainda há risco de chuva forte no leste do Paraná, mas com períodos de sol. Pancadas de chuva a qualquer hora e períodos com sol ocorrem no leste do Rio Grande do Sul e hoje as condições para chuva são maiores do que nos últimos dias.
Demais regiões
Áreas de instabilidade atuam sobre todo Sudeste do Brasil e deixam muita nebulosidade sobre todos os estados, mas ocorrem períodos com sol. Há condições para várias pancadas de chuva com raios no decorrer do dia em todas as áreas da Região. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite e pode ser forte em muitos locais. O litoral do Espírito Santo e o litoral norte do Rio De Janeiro podem ter chuva a qualquer hora.
Áreas de instabilidade se espalham mais sobre o Centro-Oeste e a nebulosidade aumenta também sobre o Mato Grosso do Sul. Todo Centro-Oeste tem um dia quente e abafado, com períodos de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte em todos os estados e no Distrito Federal.
Muitas áreas de instabilidade continuam sobre a Região Nordeste do Brasil. Há condições para pancadas de chuva e raios no interior de todos os estados, com risco de temporais. Pode chover forte inclusive em áreas de sertão. As pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora. A chuva é passageira no litoral, zona da mata e agreste desde o Ceará até Alagoas
Áreas de instabilidade continuam sobre a Região Norte do Brasil. Períodos com sol ocorrem em toda a Região, mas em geral junto de muitas nuvens. As pancadas de chuva com raios são frequentes e há risco de chuva moderada a forte em todos os estados da Região Norte.
Alertas meteorológicos
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Palmas, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Porto Velho, Rio Branco, Salvador, Aracaju, Teresina e São Luís.
Alerta especial: perigo de temporais e chuva muito volumosa com grande potencial para transtornos como enchentes, deslizamentos de terra e alagamentos no litoral no litoral de Santa Catarina
Alerta para temporais e risco de granizo na serra e litoral do Rio Grande do Sul, no centro-leste e sul de Santa Catarina, no leste do Paraná,no sul de São Paulo, no sudoeste de Goiás, no norte de Mato Grosso do Sul, em todo o Mato Grosso, em Rondônia (exceto na região de Porto Velho)
Alerta para temporais no Vale do Paraíba (SP), na região Serrana e no Médio Paraíba, e litoral norte do estado do Rio de Janeiro, no litoral do Espírito Santo, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, no sul leste e norte da Bahia (inclui Chapada Diamantina), no sertão de Pernambuco, no sertão da Paraíba, no centro-sul do Ceará, nordeste do Piauí, no interior do Maranhão e do Piauí, sertão da Paraíba, litoral do Pará e do Amapá, no norte do Tocantins e de Roraima.
Não há alerta apenas para centro, oeste e sul gaúcho, noroeste do Paraná, oeste de São Paulo, sul e leste de Mato Grosso do Sul, sudoeste do Amazonas, litoral, Zona da Mata e Agreste desde o Ceará até Alagoas.
As demais áreas do Brasil que não estão em alerta ficam em atenção para chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes fortes.
Fonte: Climatempo