segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Agronegócio

Rally da Pecuária avalia regiões de confinamentos

O Rally da Pecuária 2018, maior expedição técnica privada do Brasil com foco na avaliação das condições da bovinocultura e das pastagens, avaliará, durante a próxima semana, algumas das principais regiões de confinamentos no País. Estão na rota da expedição o Centro-Oeste paulista, o Triângulo Mineiro e o Sul de Goiás, que se consolidaram também como modelos de prestação de serviços de terminação – os chamados boitéis – negócio que cresceu e se adaptou em diversas regiões do País.  

A equipe técnica chegará a Araçatuba, no interior paulista, no dia 23 de julho, segunda-feira, onde realizará, à noite, evento técnico para produtores. Na terça, os técnicos seguirão para Barretos e promoverão novo evento. No dia 26, a expedição deixará o Estado e seguirá para o Triângulo Mineiro, na região de Ituiutaba, que também receberá um dos eventos da expedição. No dia 27, o Rally estará na região Sul de Goiás, em Santa Helena de Goiás, finalizando o trecho no dia seguinte, em Goiânia.  

A pecuária dessas regiões vem se modernizando há anos, influência antecipada da competição com atividades mais rentáveis no uso da terra. O avanço da cana-de-açúcar e das lavouras de grãos, principalmente, impôs um ritmo tecnológico acelerado nas propriedades pecuárias. Além da pressão pela área e pela busca de equivalência na rentabilidade, os pecuaristas puderam contar com a disponibilidade de alimentos e derivados da agroindústria para operar os confinamentos.  

Para os confinadores, com alta de 20% nos custos de produção, o momento é delicado e repleto de incertezas. Segundo Davi Silvestre, analista de mercado da Athenagro, existe ainda a polêmica que envolve as exportações de gado vivo pelo estado de São Paulo. “Visitaremos alguns confinamentos que atuam nesse segmento no momento em que a Assembleia Legislativa do Estado ameaça proibir as exportações pelos portos paulistas”, explica. 

“O Rally estará na região que sofrerá os maiores impactos da eventual proibição durante o desfecho dessa questão, o que nos força a apresentar números ainda mais atualizados para os próximos três eventos que serão realizados na última semana de julho”, explica o engenheiro agrônomo Maurício Palma Nogueira, coordenador da expedição. A Athenagro, que, em conjunto com a Agroconsult, realiza o Rally da Pecuária, prepara uma análise inédita sobre o comportamento de mercado, que será apresentada nos eventos e nas diversas oficinas (reuniões com produtores), organizadas pelos patrocinadores.  

Apesar do cenário adverso, o coordenador do Rally não acredita em retração na quantidade de animais confinados. “No Brasil, o confinamento é necessidade e consequência da opção dos pecuaristas em intensificar a produção das pastagens”, avalia Nogueira. 

ROTEIRO  

O Rally da Pecuária percorrerá em 2018 cerca de 60 mil quilômetros nos principais pólos pecuários do Brasil. As equipes realizarão 12 eventos com pecuaristas e profissionais do mercado com o tema “Planejamento e foco em ambientes turbulentos”, com foco nas estratégias que definirão a permanência dos pecuaristas no setor nos próximos anos. Estão previstas ainda outras 18 oficinas da produtividade, encontros e debates com produtores e técnicos ao longo do trajeto.  

A expedição vai a campo entre os dias 18 de junho e 1 de setembro com 7 equipes técnicas que visitarão 11 Estados – Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre.  Entre os dias 1 e 19 de setembro, a equipe técnica finalizará as análises dos dados obtidos em campo, que irão compor os relatórios distribuídos ao setor. 

O Rally da Pecuária, organizado pela Athenagro e Agroconsult, é patrocinado por CortevaAgriscience™ – Divisão Agrícola da DowDuPont, JBS, OCP, Ourofino Saúde Animal, Phibro Animal Health, Santander e Amarok / Volkswagen, com apoio do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), Agrosatélite, Webmotors, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), GBP (Grupo Pecuária Brasil), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e SRB (Sociedade Rural Brasileira). 

SERVIÇO  

Palestra: “Planejamento e foco em ambientes turbulentos” 

Data: 23 de julho, 18h 

Local: Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN) – Rua Oscar Rodrigues Alves, 55, Sobreloja – Centro – Araçatuba/SP   

Inscrições: http://www.rallydapecuaria.com.br/rally/2018 

Data: 24 de julho, 18h 

Local: ExpoAgro Barretos – Recinto Paulo de Lima Correia    

Endereço: Avenida 23 com a rua 34, s/n – Praça Nove de Julho, Barretos 

Inscrições: http://www.rallydapecuaria.com.br/rally/2018 

Data: 27 de julho, 18h 

Local: Viva Eventos      

Endereço: Av. 1 com 36, Nº 135, Bairro Progresso – Ituiutaba/MG 

Inscrições: http://www.rallydapecuaria.com.br/rally/2018 

Roteiro                       

 

23/07    2ª feira                 ARAÇATUBA                     SP           EVENTO 

 

24/07    3ª feira                 BARRETOS                          SP           EVENTO 

 

25/07    4ª feira                 BARRETOS                          SP           

 

26/07    5ª feira                 ITUIUTABA                        MG        EVENTO 

 

27/07    6ª feira                 STA HELENA DE GOIÁS  GO         

 

28/07    Sábado                GOIÂNIA                            GO         Final do trecho

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Cooperativas paranaenses se destacam em ranking nacional de empresas
Podcast 213 - Paraná tem 41 empresas entre 500 maiores do Brasil
06/11/2024

Cooperativismo é o setor que mais se destaca no cenário de negócios do Paraná. Exportação de ovos do estado cresce e apresenta melhor resultado em 27 anos. Acompanhe as notícias do agronegócio no podcast “Conexão Agro”

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário