segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Notícias

A revolução começa com uma pequena semente

Plantação de milho - Conexão Agro
Tags: alimentos, demanda mundial, FAO, semente

 

A diversidade de solo, clima e cultivares faz do nosso país é uma espécie de imenso laboratório a céu aberto. Por trás de sementes, mudas e manejo, estão jovens e gerações maduras, que viram e veem na tecnologia a pedra de toque para redimensionar o agronegócio.

Mais que isso: revolucionar produção e produtividade, respeitando o meio ambiente e as pessoas é o que há de mais oportuno nos dias de hoje. E as agritechs, startups com soluções tecnológicas para o agronegócio, são a grande atração para acelerar o ambiente de revolução digital no campo.

Até 2050, seremos 9 bilhões de pessoas no mundo. Teremos de aumentar em 70% a produção de alimentos para suprir essa demanda, de acordo com Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). E o Brasil tem tudo para ser o grande protagonista desse desafio. O país é campeão mundial de crescimento em produção e exportação de alimentos nos últimos dez anos. Tem água, terra e clima para continuar crescendo e atender ao chamado da FAO. O que falta para o país assumir, de vez, esse protagonismo e ser o celeiro do mundo?

Arrisco a dizer que é o aumento de produtividade com uso de tecnologia. Segundo dados da CNA, mais de 70% dos produtores brasileiros são pequenos e têm dificuldade de acesso à tecnologia. É nesse cenário que ganha ainda mais relevância o propósito de associação com startups de agritech para fazer com que estes negócios escalem de forma estruturada e em conexão direta com o produtor rural e com a agroindústria.

É preciso incentivar startups que resolvam as dores do produtor rural. Precisamos de ideias inovadoras e empreendedores engajados para fazer com que o agronegócio cresça ainda mais e de forma saudável. Por iniciativa do SISTEMA FAEMG, maior federação de agricultura e pecuária do país que tem em sua base de associados mais de 400 mil produtores rurais, das mais diversas cadeias produtivas, e 380 sindicatos espalhados pelo estado de Minas Gerais, foram mapeadas as dores que demandam soluções inovadoras.

Começamos a conexão dos produtores rurais de Minas Gerais, que é o estado com a maior diversidade agrícola do país. Após essa validação em terras mineiras, já estamos replicando o processo no país todo.

Os pequenos produtores rurais superam dia após dia a dificuldade de acesso ao mercado. São eles que sinalizam a mudança em curso. Ou seja: utilização de plataformas digitais presentes em nosso portfólio – as quais, além de encurtarem o caminho entre vendedores e compradores no Brasil e no exterior, oferecem soluções inovadoras, voltadas para compra coletiva de insumos; controle ambiental; monitoramento e comercialização.

*Por Leonardo Dias, CEO da NovoAgro Ventures, Corporate Venture Builder com foco em soluções para o Agronegócio. É formado em engenharia elétrica pela UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais; foi subsecretário de ciência tecnologia e inovação do Governo de Minas Gerais (2015/18) e ajudou a liderar programas de fomento ao empreendedorismo e inovação como o projeto de aceleração de startups Seed, o portal Simi; a Finit (Feira internacional de negócios, inovação e tecnologia) e o Hub Minas Digital – [email protected]

 

Fonte: Leonardo Dias, CEO da NovoAgro Ventures* 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Pod cast 210 - Empresa aposta na transformação digital para aprimorar melhoramento genético de plantas 16/10/2024
16/10/2024

Há 23 anos atuando com genética de plantas, empresa de Cambé aposta na transformação digital. Confira reportagem no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário