segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Gestão e Planejamento

Seminário debate tecnologia e logística contra perdas no escoamento da safra

 O agronegócio brasileiro sempre bate novos recordes de safras de grãos, mas, a falta de infraestrutura de escoamento deixa boa parte da produção pelo caminho. Estradas ruins, baixa oferta e instalações precárias de armazéns são alguns dos problemas enfrentados pela cadeia produtiva. Logística e tecnologia são aliadas do setor para encontrar soluções.  

Com o objetivo de discutir os impactos e prejuízos da falta de infraestrutura de escoamento e apresentar experiências de gestão para melhorar os processos logísticos, o Grupo ESALQ – LOG realiza dia 26 de março, o 15º SILA – Seminário Internacional em Logística Agroindustrial.  

Para se ter uma ideia, somente a má qualidade das rodovias é responsável por perdas estimadas em R$ 3,8 bilhões por ano no Brasil, segundo levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT). 

Estudos realizados do setor logístico apontam as perdas na produção de grãos em diversos estados, como Goiás (0,933%) e  Rio Grande do Sul (1,736%), no caso da soja, e o Mato Grosso (1,766%), no caso do milho. As pesquisas revelam também a atividade logística que mais apresenta déficit econômico é a armazenagem, responsável por 67,2% na perda da produção. 

O seminário pretende reunir profissionais do setor logístico de produtos agrícolas, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação para debaterem o problema. 

O evento contará com palestras de especialistas nacionais e internacionais, que abordarão o panorama atual e estratégias para redução perdas em produtos perecíveis e não perecíveis. 

Entre os palestrantes, profissionais e docentes com experiência na área, além de representantes de diversas instituições, como a engenheira do Ceagesp, Anita Gutierrez e o professor da Unicamp, Walter Belik.  

“Quando falamos em logística, se percebe que esse é o principal fator que leva às perdas e o desperdício de alimentos no Brasil. Precisamos ter um plano consistente e compatível com as tecnologias que estão sendo colocadas em nível internacional para essa redução. Nesse sentido, o seminário é da maior importância, porque nós vamos poder levantar essas questões e, talvez, tirar propostas concretas para aplicação no curto e médio prazo”, afirma  Belik. 

O SILA conta ainda com a presença de representantes da Nestlé, da rede Oba de hortifrúti e da GBM Logística, entre outros.  

O coordenador do Grupo ESALQ-LOG, Thiago Guilherme Péra, também será um dos palestrantes, e apresentará o tema das perdas na logística de granéis sólidos agrícolas no Brasil. 

Os temas estarão divididos em quatro painéis, que discutirão, entre outros assuntos, as perdas na cadeia logística dos produtos em diferentes situações, como varejo, atacado, armazenagem e atividades portuárias e ferroviárias. Serão apresentadas ainda opções de métricas para a mensuração das perdas e tecnologias para mitigação. 

INSCRIÇÕES 

O evento é gratuito, mas os participantes podem contribuir com a doação de mantimentos para uma entidade de Piracicaba. A programação completa do SILA será divulgada em breve, mas as inscrições já podem ser feitas pelo site: http://esalqlog.esalq.usp.br/ 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário