sexta-feira, 14 de junho de 2024

Agronegócio

Senador Carlos Fávaro será o ministro da Agricultura de Lula

Tags: agricultura, governo pt, ministro, produtor rural

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) será o próximo ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA) do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Empresário e produtor rural, Fávaro foi um dos coordenadores da campanha do PT no Mato Grosso e atua na equipe de transição de governo desde novembro, como coordenador do grupo técnico que discute as políticas voltadas para a Agricultura. A indicação foi confirmada por Lula nesta quinta-feira, 29, em Brasília.

Em 2014, Fávaro, então filiado ao Partido Progressista (PP) foi eleito vice-governador do estado do Mato Grosso (MT). Dois anos mais tarde, foi nomeado secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, cargo no qual permaneceu até 2017.

Também participou em 2010 como vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil). No período de 2012 a 2014, foi presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Fávaro havia sido escolhido pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) para coordenar a equipe de transição no setor, incumbido a  ele a missão de ser o principal articulador do governo Lula no setor do agronegócio. A sua experiência com o agronegócio foi bem vista pela cúpula do PT para assumir a pasta.

Paranaense, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, 53 anos, nasceu no município Bela Vista do Paraíso, a 40 km de Londrina, no Norte do Estado.

Nas eleições de 2018, Fávaro se lançou ao Senado para disputar uma das duas vagas por Mato Grosso, mas acabou derrotado por Selma Arruda e Jayme Campos (União Brasil), ficando na terceira posição.

No ano seguinte, Selma Arruda e seus suplentes tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uso de caixa dois nas eleições de 2018. Fávaro então tomou posse como senador interino até a eleição suplementar convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) em 2020, na qual se elegeu. O mandato de Fávaro no Senado vai até 2027.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário