sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias

SENAR-PR busca instrutores para curso de cultivo de mandioca

Tags: agricultura familiar, agroindustria, oportunidades

O SENAR-PR está com edital aberto para credenciamento de instrutores para o curso “Produtor na Olericultura de Raízes, Bulbos e Tubérculos: Cultivo da Mandioca de Mesa”. Para participar, é necessário ter ensino médio ou superior que comprove por meio da grade curricular temas direta ou indiretamente relacionados à habilitação. Possuir experiência neste tipo de cultivo também será um diferencial durante a seleção. O prazo para inscrições vai até 26 de junho.

O credenciamento é restrito a pessoas jurídicas e os profissionais indicados devem ter vínculo empregatício com as empresas. As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com o edital e anexos disponíveis aqui. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado até 10 de dezembro.

O processo de credenciamento será realizado em cinco etapas eliminatórias, que incluem seleção de currículo, prova técnica classificatória (via EaD), prova pedagógica classificatória (via EaD), treinamento técnico presencial e, por fim, avaliação técnico-pedagógica. Candidatos aprovados nas fases anteriores que já passaram por formação pedagógica presencial em outros editais do SENAR-PR estarão aptos a atuar como instrutores, desde que a documentação da empresa esteja regularizada junto a entidade.

Somente poderão ser credenciadas empresas do ramo de prestação de serviços, como cursos, treinamentos, palestras, entre outros. Está vedada a participação de Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e cooperativas. A remuneração dos profissionais selecionados será feita à empresa contratada conforme carga-horária das ações ou atividades realizadas (número de horas/aula), de acordo com regras e valores definidos pelo SENAR-PR.

Curso

Os instrutores selecionados serão responsáveis por capacitar produtores e trabalhadores rurais a adotar práticas adequadas de plantio, manejo e colheita da mandioca de mesa, visando a obtenção de altos rendimentos e qualidade dos produtos. A carga horária do treinamento é de 16 horas e os instrutores poderão ser convocados para atuar em todos os municípios do Paraná, conforme demanda.

A programação de conteúdos aborda o panorama mundial, nacional e estadual da cultura da mandioca, diferenciação dos mercados, formação de preços das raízes, custo de produção, implantação da lavoura, componentes de produção da mandioca, preparo e conservação do solo, zoneamento da cultura e épocas de plantio, descrição das principais cultivares, seleção e armazenagem do material de plantio, calagem e adubação, população de plantas, plantio, manejo e tratos culturais e colheita e processamento.

Fonte: Sistema Faep/Senar-PR

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Coluna Conexão Agro Rádio UEL Sucessão Familiar - Conexão Agro
196 - Planejamento sucessório pode evitar disputas por herança
12/06/2024

Planejamento sucessório é estratégia crucial para prevenir disputas relacionadas à herança de propriedades rurais. Confira na Coluna Conexão Agro desta semana

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário