A Sicredi Dexis estima liberação de crédito rural 27% maior que em 2022, atingindo o valor recorde de R$ 2,457 bilhões. Destes, cerca de R$ 800 milhões serão antecipados para a safra verão 23/24 via CPR Financeira (Cédula de Produto Rural), cujos recursos o produtor poderá obter para pagar em maio de 2024 – a CPR Financeira é um título que representa promessa de entrega futura de um produto agropecuário, sendo que os produtores podem liquidar o débito com o dinheiro da comercialização da colheita.
A principal cultura atendida é a soja, mas produtores de milho 1ª safra e de outras culturas de verão também podem recorrer à Sicredi Dexis para a aquisição dos insumos necessários para o desenvolvimento da lavoura, tais como defensivos, fertilizantes, sementes, óleo diesel, mão de obra etc. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a próxima safra será 10,9% maior que a de 2022.
A expectativa é atender cerca de 2 mil produtores rurais associados, sendo que o limite a ser liberado é avaliado conforme a necessidade e a capacidade de pagamento do produtor. Todos os públicos podem acessar a linha e programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e demais.
Para o gerente de Desenvolvimento de Crédito da Sicredi Dexis, Vitor Pasquini, com o crédito, que possui taxa de juros atrativa, uma das vantagens é poder negociar insumos à vista. “Com o recurso em mãos, há a possibilidade de comprar insumos à vista e conseguir melhores preços para o manejo da lavoura. Só depois da colheita o produtor faz o pagamento”, diz.
Para contratar, é preciso estar com os dados cadastrais atualizados, incluindo o registro do Cadastro Ambiental Rural (CAR). As 111 agências no norte e noroeste do Paraná, centro e centro-leste de São Paulo contam com especialistas agro.