segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Notícias

Sicredi União PR/SP: consórcio atrai produtores rurais

Tags: consórcio, Cooperativismo, crédito rural, sicredi união PR/SP

Máquinas e equipamentos agrícolas, carros, caminhões, tratores, embarcações, aviões, drones, equipamentos de energia sustentável, terrenos, imóveis e até serviços. Esses são alguns dos bens que podem ser adquiridos por meio do consórcio agro da Sicredi União PR/SP. A carteira agro da cooperativa soma R$ 250 milhões em créditos de consórcio, em mais de 3 mil cotas.

O associado César Luis Vellini, produtor rural no município de Jardim Olinda (PR), comprou um trator por meio do consórcio agro. O veículo, no valor de mais de R$ 170 mil, agilizou o plantio da soja. “Fomos sorteados neste ano, dois meses antes de começar o plantio da soja, então compramos mais um trator. Ajudou muito, pois conseguimos adiantar o plantio”, conta. “Todo mundo deveria fazer um consórcio agro. É como uma poupança, quando menos se espera, surge um crédito para realizar algo que está precisando na fazenda. E com taxas mais acessíveis do que financiamento”, acrescenta o produtor.

Como não tem juros, o consórcio é uma forma econômica de adquirir bens, explica a assessora de Consórcio, Tatiane Silva. “Há apenas uma taxa de administração que é dividida pelo prazo total do grupo que o associado escolher. Como não tem juros, ele se torna a maneira mais econômica para adquirir bens ou serviços, uma vez que a taxa de administração é bem menor e mais atrativa se comparada aos juros de um financiamento”, explica.

A taxa de administração varia com o produto escolhido e é referente ao período todo: em cinco anos, oito anos ou até 15 anos no caso de imóveis. Já o prazo de pagamento varia de 36 a 200 meses, de acordo com o bem adquirido.

Outros benefícios

Há, ainda, outros benefícios de fazer um consórcio agro. “Não precisa dar entrada, o parcelamento é integral. Outra vantagem é que existem diversas faixas de valores e prazos, de acordo com a necessidade de cada produtor. Sem contar que o consorciado tem o poder de compra à vista, porque ele vai ter o crédito na mão para comprar o bem e vai pagar a prazo. Além disso, o consorciado tem a liberdade de escolha do bem, e pode ser um bem novo ou usado (com até dez anos de uso)”, detalha.

Não é necessário só contar com a sorte. Existe a possibilidade de antecipar a contemplação por meio de lance. Na Sicredi União PR/SP é possível utilizar até 25% do valor da cota do consórcio para pagar o lance.

O consórcio é um produto que tem ganhado mais espaço no mercado, segundo Tatiane. “É uma maneira econômica e tem tudo a ver com planejamento financeiro. O sistema de consórcio se fortaleceu ainda mais, porque a pandemia fez com que as pessoas se preocupassem com o futuro, com o planejamento financeiro, e o consórcio tem tudo a ver com isso”, acrescenta a assessora.

O gerente de desenvolvimento agro, Vitor Pasquini, reforça a preocupação da cooperativa com o agronegócio. “Nós, do Sicredi, estamos sempre preocupados com o desenvolvimento do associado e do agro, por isso, prestamos um serviço de consultoria para identificar a necessidade dos associados e oferecer as melhores soluções financeiras. É o Sicredi fazendo agro pelo Brasil”.

O consórcio é um produto cooperativo, pois os consorciados pagam as parcelas para que, a cada mês, alguns sejam contemplados e antecipem a realização dos sonhos. Para saber mais, procure uma agência da cooperativa.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Pod cast 210 - Empresa aposta na transformação digital para aprimorar melhoramento genético de plantas 16/10/2024
16/10/2024

Há 23 anos atuando com genética de plantas, empresa de Cambé aposta na transformação digital. Confira reportagem no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário