sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Eventos

Sindicato Rural de Londrina recebe Medalha Ouro Verde da Câmara


 

Um acontecimento pra ficar na história. O Sindicato Rural Patronal de Londrina foi homenageado na Câmara Municipal, no último dia 22, com a Medalha Ouro Verde. Além da diretoria do SRPL, estiveram presentes autoridades políticas, representantes de entidades de classes e instituições ligadas à agricultura.
A indicação da medalha é de iniciativa do vereador Ailton Nantes (PP) e subscrita pelos demais parlamentares em reconhecimento as realizações da entidade junto aos produtores rurais com significativo reflexo para a qualidade do alimento produzido no campo e consumido pela população urbana.
Fundado em 1967 para dar suporte aos produtores que transformavam Londrina em uma potência agrícola, o sindicato reúne atualmente cerca de 500 produtores. Oferece apoio para o acesso à prestação de serviços aos produtores, à profissionalização e à capacitação de produtores e trabalhadores rurais.
Emocionado, o presidente do SRPL, Narciso Pissinati, recebeu a Medalha Ouro Verde e agradeceu aos presentes, em especial ao vereador que concedeu a honraria. “Muito nos honra receber esta homenagem. Este é um momento glorioso para uma entidade que vem prestando relevante trabalho nesses 51 anos de existência. Nosso papel é congregar, defender e representar os interesses da categoria, o que, acredito, tenha sido cumprido por todos os presidentes que passaram pela entidade”, afirmou.

O vice-prefeito João Mendonça, representando o prefeito Marcelo Belinati, destacou o papel da agricultura no município, que tem mais de 3 mil produtores e finalizou dizendo que a homenagem era um “momento de alegria” para uma entidade importante para o município. “É um grande sindicato”, disse.
O presidente do Iapar, Florindo Dalberto, representou a governadora Cida Borghetti. Ressaltou que o sindicato faz parte de um processo qualitativo da agricultura. “Temos uma agricultura de vanguarda feita por muitas mãos e o sindicato é uma delas neste processo de desenvolvimento”.
Para o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão, existe uma ligação forte entre o sindicato e a Sociedade Rural. O Sindicato está sempre nos ajudando, somos vizinhos e lutamos pelas mesmas causas. É uma importante homenagem para uma entidade, que trabalha pela agricultura e pecuária”.
O vereador Ailton Nantes, que propôs a honraria, destacou as raízes ruralistas da região e a importância da entidade, que já conta com mais de meio século. Falou da evolução da agricultura no município e do distanciamento que existe entre o campo e a cidade, das adversidades climáticas que nem sempre propiciam uma boa safra. “Sabemos que o papel do sindicato é dar suporte necessário ao produtor e ser um agente de interligação entre o urbano e o rural. Precisamos ter bom senso para mantermos viva em nossa memória que o alimento que chega a nossa mesa é fruto do trabalho de homens e mulheres do campo, os verdadeiros heróis”, finalizou.
O projeto foi sancionado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) por meio da lei nº 12.673/2018.

Atuação determinante nos momentos críticos

Em cinco décadas de existência, o Sindicato Rural Patronal de Londrina teve atuação determinante em momentos críticos para o setor agrícola. Nos tempos da inflação alta o sindicato ajudou diretamente na renegociação de dívidas. Também participou da discussão do Código Florestal, trabalhando para que as regras se tornassem mais claras e desse mais segurança ao produtor; apoiou a pesquisa e o desenvolvimento de novas variedades que permitem o aumento da produtividade; e ainda identificou novas alternativas de renda.
Até hoje, seis presidentes passaram pelo comando do Sindicato Rural e ajudaram a construir a história da entidade. O primeiro foi o pioneiro Olavo Godoy (1967/1968). Posteriormente, Paulo Carneiro Ribeiro (1977/1980), seguido por Anízio Janene (1980/1998) e, depois, Edison Mazei Ponti (1998/2001). Na sequência, assumiu a presidência Luiz Fernando de Almeida Kalinowski (2001/2007). O atual presidente, Narciso Pissinati, economista e agropecuarista, comanda a entidade desde 2007.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário