quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Agronegócio

FAEP e SRP repudiam taxação na produção agrícola proposta pelo Governo do PR

Tags: agricultura familiar, agroindustria, agronegócio, Cooperativismo

 

Entidades do agronegócio do Paraná receberam com espanto e preocupação a notícia sobre o envio de diversos projetos elaborados pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Paraná, em regime de urgência, que interferem diretamente na economia de todo o estado paranaense.

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Sociedade Rural do Paraná (SRP) se posicionaram contrárias ao Projeto de Lei que acaba taxando os produtores rurais do Paraná.

De acordo com nota de repúdio divulgada pela da FAEP, a realidade no campo exige respeito e cautela, não pensando em mais custos e sim procurando estímulos para a produção e apoio aos produtores rurais.

Em nenhum momento o setor foi ouvido, gerando ainda mais surpresas. Estudo preliminar aponta que o custo total ficaria entre R$ 1.5 e R$ 2 bilhões, diz a nota.

Pedimos que, nesse momento, os produtores rurais procurem os deputados estaduais e reforcem o pedido para que tal projeto de Lei não seja aprovado, orienta a nota assinada por Ágide Meneguette.

Igualmente, a SRP repudia a atitude do governo.  Entre as propostas está a criação do Fundo Estadual de Infraestrutura e Logística, que prevê aumento de arrecadação às custas de taxação na produção agrícola do estado, além da criação de mais nove secretarias, quase 500 novos cargos comissionados e aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Com a força da agropecuária, vimos recentemente o Paraná se tornar a quarta maior economia do Brasil. Porém, agora, somos submetidos, sem qualquer tentativa de diálogo, a propostas que serão trampolim para desestimular a produção no estado, além de enfraquecer o homem do campo.

Para a SRP, “tais medidas nos deixam perplexos e provocam o regresso de avanços conquistados com muito suor até aqui. Trabalhamos diante de um cenário que ainda sofre pelos rastros causados pela pandemia da Covid-19. Enxugar a máquina pública, construir ações e projetos que promovam amparo e desenvolvimento dos setores é o que se espera de nossos governantes. Por isso, pedimos que o Poder Executivo do Estado reveja o pacote de desvantagens enviado à ALEP”.

A nota segue afirmando “dos nossos deputados, esperamos que votem contra o pacote de medidas e não compactuem com tamanho retrocesso do Paraná”.

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Projeto Solo na Escola UENP Dia Mundial do Solo Conexão Agro
Podcast 217 - Projeto promove educação em solos para escolas e comunidades
13/12/2024

Projeto de extensão da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) conscientiza a comunidade sobre a importância do solo para o ecossistema e a vida no planeta. Reportagem completa você confere no podcast Conexão Agro.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário