sexta-feira, 18 de julho de 2025

Commodities

Taxação do agro: produtores rurais na expectativa de que governo arquive projeto de lei

soja
Tags: arquivamento, governo do estado, oficio, produtores rurais

Produtores rurais do Paraná devem fechar o ano na expectativa de que o governador Ratinho Júnior arquive definitivamente o projeto de taxação do agronegócio – Projeto de lei nº 498/2022, que cria o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística do Estado do Paraná (FDI-PR). Na prática, se aprovado pelos deputados estaduais, o projeto impõe novas taxas sobre a comercialização de commodities.

O governo do estado apresentou o projeto no final do mês de novembro, mas acabou retirando de pauta após polêmica e notas de repúdio divulgadas por entidades ligadas ao agronegócio. Contudo, a proposta pode retornar a qualquer momento para votação.

Em Londrina, a Comissão do Agronegócio da Câmara Municipal convocou uma audiência pública, no dia 12 de dezembro, a pedido do Sindicato Rural Patronal (SRPL) para debater o assunto.

A audiência contou com o apoio da Sociedade Rural do Paraná, sindicatos e demais entidades ligadas ao agronegócio. Na ocasião, os participantes decidiram por encaminhar ao governo do Estado um ofício pedindo o arquivamento definitivo do projeto. O documento foi enviado ao governador Ratinho Júnior e ao presidente da Assembleia Legislativa no último dia 15.

O texto encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) destaca a porcentagem que, na taxa do agro paranaense, cada produto teria de contribuir para o fundo. Na soja, por exemplo, seriam 32,66%. Para o milho, o projeto fala em 14,95%. Cabeça de bovino macho (42,18%), cabeça de bovino fêmea (33,84%), trigo (18,5%), mandioca (11,22%), suínos (4,78%), cana-de-açúcar (1,36%), toras de madeira (0,71%) e frango (0,09%) são outros itens mencionados para uma futura taxação, segundo informações do jornal Valor Econômico.

SRPL – De acordo com o presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Edson Dornellas, a audiência pública teve a participação massiva da sociedade londrinense com ampla repercussão midiática em diversos portais de notícias e de televisão.

Ele cita estudo técnico apresentado pelo professor de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Emerson Guzzi Zuan Esteves, em conjunto com o professor Umberto Antonio Sesso Filho, sobre o “Agronegócio no Estado do Paraná: Geração de renda, emprego e impostos”.

O estudo aponta que o agronegócio é responsável por 42% dos empregos no Paraná, bem como, 1/3 dos impostos e renda no âmbito do Estado. “Isso demonstra o grande potencial para aumento da participação da agroindústria, além da importância na balança comercial (exportações) e obtenção de divisas, demonstrando a enorme relevância positiva nas finanças públicas e no desenvolvimento econômico do Paraná”, afirma Dornellas.

Câmara – O vereador Ailton Nantes, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio da Câmara Municipal de Londrina, destaca que as entidades ligadas ao agro têm demonstrando total preocupação com a pauta do Governo do Estado, razão pela qual, tem buscado esforço mútuo da sociedade para reforçar o pedido de arquivamento definitivo do projeto.

“Da forma como foi apresentada, a proposta traz grave instabilidade econômica e social em toda classe econômica e consumidora em nosso estado, afetando gravemente outros estados e países que dependem da nossa cadeia de suprimentos, de insumos, de agro indústria e de abastecimento alimentar”, enfatizou Nantes.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Produção orgânica
Podcast 230 - Governo lança programa para reduzir uso de agrotóxicos e Paraná bate recorde de exportações de carne suína
11/07/2025

Governo Federal lança programa para reduzir uso de agrotóxicos na agricultura; exportações de carne suína no Paraná têm melhor semestre em quase 30 anos. Confira as principais notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

 

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário